domingo, 18 de setembro de 2011

Textos infantis 2

Textos infantis:



De Elias José, dois textos muito interessantes. Do livro: Um jeito bom de brincar. Vale a pena ler o livro inteirinho.




Não sei quem é o autor do texto abaixo, mas sei que a reflexão dele possibilita grandes aprendizagens.

Eu queria ser.

Eu queria ser na fome,
o moinho de fubá.
(...)
Eu queria ser na seca,
a inundação.
Eu queria ser na pobreza,
o pão sobre a mesa.
Eu queria ser na ferida,
a gaze, o iodo, a vida.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mensagem: "Tudo depende..."

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer as águas por levarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalhado.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.


( Charles Chaplin )

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reportagem especial: Augusto Cury.

O jornalista Marcelo Pereira fez uma reportagem sensacional sobre o médico e escritor Augusto Cury e tem muito haver com o sistema educacional.
A reportagem se encontra no endereço:

Selecionei alguns trechos que considero importantes para reflexão:

O título da reportagem de Marcelo Pereira é:

"Você só é livre quando consegue se controlar"

Cientista e pesquisador do comportamento humano, Augusto Cury diz não se incomodar com críticas da comunidade acadêmica que alegam que seus livros não são ciência.


Qual a sua maior crítica ao atual sistema de ensino?Acredito que deveríamos ter uma formação mais humanista. Nós condicionamos nossas crianças e adolescentes a competir, a se voltar para o exterior. Não investimos em nossas escolas para conhecermos a nós mesmos.


De que maneira isso poderia ser útil num mundo que cobra respostas rápidas?
Seriam, com certeza, respostas mais significativas e úteis. Essa formação humanista nos ensinaria que você só é livre quando consegue se controlar. Ação e reação podem ser ótimas para a física, mas são péssimas para as relações humanas. Devemos nos ater é ao equilíbrio tanto de emoção quanto de razão. Fora dessa preocupação, a razão pode desenvolver uma necessidade neurótica de poder. E a emoção longe desse equilíbrio pode gerar indivíduos hipersensíveis, que terão problemas em se relacionar e interagir com os outros.


Rejeita, então, o conceito de autoajuda?Como a minha área e meu objeto de estudo giram em torno do comportamento humano, das emoções, há uma tendência a quererem simplificar com esse conceito. Não tenho nada contra, mas o que escrevo vem de observação e análise científica. O que eu percebo - e que é interessante - é que muitos desses leitores que pensam se tratar de uma autoajuda acabam ficando fascinados pela investigação científica e terminam por se aprofundar nesses temas.


O senhor também se propôs a tratar em alguns livros temas ligados a fé. Foi o caso de "Os Segredos do Pai Nosso" e "Análise da Inteligência de Cristo". Acredita em Deus?
Já fui ateu. Eu me tornei um cristão, mas um cristão sem fronteiras. Tenho amigos padres e pastores de várias denominações religiosas apesar de não fazer parte de nenhuma igreja ou grupo religioso. Fiquei impressionado com a figura de Jesus Cristo. O seu comportamento é ímpar, não há correlação na história. Ele cita em seus discursos mais de 60 vezes que é deste mundo, que é humano, que para ser humano pleno era necessário ter as atitudes dele. No momento em que é traído por Judas, ele simplesmente abraça o discípulo que errou. A sua atitude, a de alguém que não obedece ao instituto e à lei da ação e reação, é notável. Cristo não excluiu ninguém, nem mesmo aquele que, ao julgamento convencional, era o mais detestável.


Um cientista que crê em Deus não é algo contraditório?
Não acho. Acredito que há muito de preconceito nessas questões relacionadas à fé, à metafísica. Crer em Deus não é fruto de um cérebro apequenado. O problema é a forma como se lida com essa fé. O que te norteia pode não ser suficiente para o outro.


Sua pesquisa sobre Hitler é para um novo romance. Por que o ditador nazista incomoda tanto Augusto Cury atualmente?
Ele está mexendo com a minha pressão arterial. Devo entregar esse livro em maio de 2012. Vai se chamar "O Colecionador de Lágrimas versus Hitler". Será um romance filosófico. Eu me decidi a utilizar essa figura histórica para tentar mostrar às pessoas o que acontece quando nos consideramos o dono da verdade, que só nós temos razão. O risco de convencermos os outros e nos perdemos em nossas próprias certezas é muito grande.


O senhor disse que poderemos ter novos Hitleres no futuro...Se continuarmos com esse sistema em que só se privilegia o individualismo, a prepotência, a competição, a conquista selvagem, sem nos visualizarmos nos outros que estão a nosso redor, sim. E o problema é que a atual conjuntura pode facilitar a ação de indivíduos assim. Hitler convenceu uma sociedade que passava por uma crise: crise de estrutura política, econômica, de valores. Ela lhe deu o poder e deixou-se guiar cegamente por ele. O mundo está passando por crises mais ou menos semelhantes. Temo que, nesse cenário e nessa educação convencional que promovemos, possa aparecer um indivíduo desses e conduzir as pessoas em seu desespero para caminhos tão obscuros que os alemães trilharam nos anos 40.

Quem é ele
Augusto Cury é médico com especialização em Psiquiatra, psicoterapeuta e escritor na área de literatura psiquiátrica. Nasceu na cidade paulista de Colina, em 2 de outubro de 1958.

Minha opinião:
Sou leitora de alguns livros de Augusto Cury. Considero que suas obras realmente são ciência e não simplesmente livros de autoajuda. Adoro conhecer o funcionamento da mente humana e descobrir a capacidade que o ser humano possui de controlar-se diante das dificuldades.
Atualmente estou relendo o livro Seja líder de si mesmo, que fala de fenômenos inconscientes e outros assuntos bastante curiosos.
Tenho verdadeira apreciação por estudos voltados ao comportamento humano.
Adorei a reportagem!!!

Os dez princípios para ser um profissional de respeito.

01 - Ter compromisso consigo mesmo.

02 - Aceitar que você está cumprindo uma missão.

03 - Realizar sua tarefa, jornada, com muito amor.

04 - Ter preocupação constante em não cometer erros.

05 - Fiscalizar, constantemente, a qualidade do seu serviço.

06 - Demonstrar para o cliente a sua satisfação em servi-lo.

07 - Investir o que puder para melhorar, ainda mais, o profissional que você é.

08 - Defender a sua instituição com toda sua honestidade, pois é, através dela que você pode ser visto.

09 - Ser humilde para entender que a disciplina é a base para o seu sucesso e que a obediência às normas, às regras e as leis são fundamentais para a convivência coletiva.

10 - Nunca permitir confundir-se o "Eu profissional" com o "Eu pessoal":
        O "Eu" profissional tende a razão.
        O "Eu" pessoal tende para a emoção.

Capas para cadernos - Tema: Sítio do Pica-pau Amarelo.

A organização com os cadernos deve começar no início de cada ano escolar. Dar continuidade a esta organização é essencial para que o aluno possa estudar com mais facilidade os assuntos tratados no dia-a-dia.
Meus alunos utilizam  cadernos de: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Para Casa e Leitura.
Eles têm calendário de aulas do dia para que não carreguem muito peso nas mochilas. O caderno Para Casa é usado todos os dias. As leituras são tomadas 3 vezes por semana, de todos os alunos.
É importante lembrar que as tarefas devem ser corrigidas sempre para que o aprendizado não fique prejudicado. Por isso afirmo:
 " Quantidade não significa qualidade". O que é dado deve ser corrigido. Se não houver como dar conta dessa parte importante do trabalho pedagógico deve-se selecionar melhor as atividades diárias de modo a propiciar aprendizado e organização.










domingo, 4 de setembro de 2011

Atividades sobre o filme: Procurando Nemo.

O filme "Procurando Nemo" objetiva ao meu ver:
  • Desenvolver uma reflexão acerca das limitações dos indivíduos em realizar determinadas tarefas e da sua capacidade de superação no dia-a-dia. (Inclusão)
  • Propiciar análise sobre problemas cotidianos.
  • Desenvolver atitudes de coragem em seguir em frente, sem perder o foco no que concerne a segurança de si mesmo e dos indivíduos em geral.
  • Concientizar a respeito da obediência que se deve ter pelos pais.
  • Estimular análise sobre a questão da confiança. Em especial em quem as crianças devem manter confiança.               


Preparei estas tarefinhas para minhas turminhas de 2º ano.



CONHECENDO NEMO
Nemo é um filhote de peixe-palhaço habitante da Grande Barreira de Coral, único sobrevivente de sua ninhada atacada por um predador, que também matou a sua mãe. O peixinho tem uma deficiência em uma das nadadeiras e, ao nadar em mar aberto para provar ao pai, Marlin, que era capaz de fazer coisas que ele não acreditava que o filho pudesse fazer, é capturado por um mergulhador e levado para um aquário em seu consultório odontológico em Sydney, Austrália. No decorrer do filme, ao mesmo tempo que seu pai tenta resgatá-lo, ele tenta a todo custo escapar do aquário onde está aprisionado.



ATIVIDADES COM BASE NO FILME:
"PROCURANDO NEMO".
1 – ANÁLISE DA SINOPSE:
Procurando Nemo conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador (uma barracuda ), e assim, torna-se um pai super-protetor de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador, e levado para Sydney. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dory, um peixinho-fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente.
Nesta deliciosa aventura no fundo do mar, todos os tipos de criaturas marinhas dão o ar da graça. Peixes de todas as espécies, cavalos-marinhos, tubarões, águas-vivas, tartarugas, baleias e afins. Todo o colorido da fauna e flora subaquática contagia a tela do cinema e seduz o espectador. A trama, então, se divide: parte do filme acompanha a viagem de Marlin mar afora e outra parte mostra a nova vida de Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos amigos.
A narrativa era ambientada na Grande Barreira de Coral, na Austrália.

2 – Após o estudo da sinopse acima e de assistir o filme, responda as perguntinhas abaixo:

a) Nemo é um peixe-palhaço que tem uma nadadeira menor do que a outra. O pai apelidou tal nadadeira de "nadadeira da sorte". O que você acha disso?

b) Que acontecimento trágico marcou a vida da família de Nemo?

c) Por que, afinal, o pai de Nemo teme que o filho saia sozinho?

d) Infelizmente, na escola, Nemo desobedece a seu pai. Que consequência isso acarretou? Como o transtorno causado poderia ter sido evitado?

e) O que é que Nemo queria provar ao seu pai quando o desobedeceu se aproximando do barco?



f) Qual foi a principal falha de Nemo nesse momento?

g) Depois que Nemo é levado pelo mergulhador, Marlim sai pelo oceano em busca de seu querido filho. No percurso ele conhece Dory, uma peixe-fêmea que o ajuda a encontrar Nemo. Como Dory o ajudou inicialmente?



6 - No mar, segundo o filme, além dos perigos que possui também se encontra solidariedade entre seus habitantes. Afinal, que tipo de ajuda Marlim recebeu?
a) Das tartarugas?
b) Da cegonha?
C) Da baleia?


7 - Aos poucos, em todas as partes do oceano a história de Marlim em busca de seu único filho ganha grande repercussão.

a) De que modo as informações eram transmitidas?
b) O que significa dizer "Quem conta um conto aumenta um ponto"? Esse ditado popular se aplica a essa história?





8 - Apos Nemo reencontrar o pai, Dory é presa em uma grande rede de pesca.
a) Quem a ajuda nesse momento?

b) Como se deu essa ajuda?
 
c) O pai demonstrou ter confiança em Nemo nesse momento tão perigoso?                    



9 - Que lições são transmitidas:
a) A Nemo:

b) A Marlim:
 

10 - Apesar das dificuldades, que Nemo possui em nadar e Dory de sofrer de perda de memória recente, a que conclusões podemos chegar diante de tantas superações vividas por esses personagens?




Jogo da velha com base no filme "Procurando Nemo".




Olha que Jogo da Memória legal!




Marcador de páginas.




Desenhos para pintar. Há que se aproveitar a oportunidade e trabalhar a releitura da obra.













FONTE:




Imagens coloridas tornam as aulas mais interessantes e motivadoras.














A pesquisa abaixo é sobre os peixes-palhaço.

Popularizados pelo filme "Procurando Nemo", os peixes-palhaço se adaptam bem a qualquer aquário marinho. Uma característica muito interessante de seu comportamento é que podem estabelecer uma relação de simbiose com uma anêmona, usando-a como proteção. A anêmona por sua vez, aproveita os restos de alimento que são trazidos pelo peixe. Alguns palhaços são bastante territoriais, expulsando qualquer um que se aproxime de sua anêmona. 



Enfim, esse material suscita reflexões e estimula a leitura e escrita de maneira lúdica e divertida. O importante é não esquecer os objetivos que se pretende alcançar. Passar filme somente por passar, não traz grandes resultados no que concerne o processo de ensino e aprendizagem, ou seja,  é importante explorar o material que se tem. Ressaltar aspectos relevantes no filme, ensinar o aluno a observar e ter opinião são muito válidos para o crescimento dos alunos. 

Espero que tenham gostado!
Abraços,
Rô.