domingo, 16 de outubro de 2011

Dinâmica: Profissão Professor.

Esta dinâmica é uma reflexão bem divertida sobre essa profissão que exige muito de nós:  Ser Professor. Passamos inúmeras horas de nosso dia pensando em nossos alunos, nos planejamentos para que a aula seja interessante para eles, às vezes na falta de apoio tanto de algumas pessoas ao nosso redor quanto do governo que realmente não está nem aí para uma educação de qualidade. Não observam o que é necessário de verdade e vivem dizendo que nada é possível fazer. Amarga ilusão. Por isso, seguimos em frente na esperança de que um dia as coisas vão mudar. Enquanto isso não acontece. Brinque, viaje e viva sua vida queridos profissionais da educação. A vida passa muito depressa, não perca tempo para sorrir e viver de verdade. Tente libertar-se do stress que essa profissão traz. Ame sua família e simplesmente faça sua parte.

Dinâmica:

Entregar uma folha xerocopiada aos participantes deste trabalho, com o texto "Vamos cantar!" que se encontra abaixo .

Vamos cantar!

  1. Os sonhos mais lindos, sonhei. De quimeras mil, um castelo ergui.
  2. Levanta, sacode a poeira e da a volta por cima.
  3. Ainda vai levar um tempo, pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.
  4. Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo. Olhando pra vocês e as mesmas emoções sentindo.
  5. Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte, canta alto, que a vida vai melhorar. Que a vida vai melhorar. Que a vida vai melhorar.
  6. Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora. Há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre, como uma onda no mar. Como uma onda no mar. Como uma onda no mar.
  7. Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita!
  8. Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando. Olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca, essa gente não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você meu pai. Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.

Agora a pessoa que está aplicando essa dinâmica deverá ler as perguntas abaixo e o grupo que se está trabalhando deverá responder as perguntas cantando os trechos das músicas acima citadas.

Perguntas a serem respondidas cantando:

  1. Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
  2. Ao encontrar alunos com dificuldades o que digo?
  3. Quando um aluno me magoou o que pensei?
  4. Mas quando começo a minha aula, qual a sensação?
  5. Quando os meus alunos estão desanimados pelos problemas do dia-a-dia, o que digo?
  6. Como vejo às inovações?
  7. Ser professor é...
  8. E quando quero descobrir se estou no caminho certo...

Somente para observação:
Decidi postar a lista com os nomes das músicas utilizadas nessa dinâmica de modo a facilitar pesquisa mais aprofundada sobre as mesmas.
  1. Fascinação. Carlos Galhardo e Elis Regina.
  2. Volta por cima. Jorge Aragão.
  3. Assim caminha a humanidade. Lulu Santos.
  4. Emoções. Roberto Carlos.
  5. Canta, canta, minha gente. Martinho da Vila.
  6. Como uma onda. Lulu Santos.
  7. Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Gonzaguinha.
  8. Jesus Cristo. Roberto Carlos.

Espero que tenham gostado.
Beijos,
Rô.

Mensagem: "Carroça Vazia."

Trata-se de uma bela mensagem para refletirmos sobre atitudes no dia-a-dia. Algumas dessas atitudes podem passar despercebidas por quem as pratica, mas quem as recebe sempre guardam em suas lembranças. Para lê-la clic na imagem abaixo.


Palavras no masculino e feminino.

Como sabemos, se aprende muito mais brincando. Por essa razão decidi postar esse baralhinho sobre o assunto: Masculino e Feminino. É bastante divertido. Com ele é possível trabalhar: formação de frases, produção de texto que contenha parte dessas palavras, separação silábica, leitura de contos, entre outros. Basta apenas um pouquinho de criatividade. Usá-lo apenas como baralhinho é limitar o aprendizado. Por isso, vamos lá! Mãos à obra!










Fantoches com a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Fiz esses fantochinhos para incentivar a criação de textos e o desenvolvimento da oralidade dos meus alunos. Eles adoraram é claro. Com isso, ficaram bastante desinibidos para expor suas histórias. São muito fáceis de fazer. Aprendi a fazê-los com uma amiga hiper criativa, a Professora Nilcla. Ela criou este trabalho através de muita pesquisa e talento.
Materiais utilizados:
  • Borracha EVA com cores variadas.
  • Pistola para aquecer cola de silicone.
  • Colas de silicone e cola compactor E.V.A.
  • TNT's cores variadas.
  • Olhinhos plásticos médios.
  • Canetas retroprojetora na cor preta, ponta fina e grossa.
  • Lápis e tesoura.



 Fantoches...
Personagens: Rabicó, Dona Benta, Narizinho, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Pedrinho,Saci, Visconde, Emília, Cuca.
Autor: Monteiro Lobato.

Acrescentei a esta postagem  os moldes, feitos em folha A4, para confecção deste trabalho conforme me pediram. Para demais detalhes basta acompanhar as fotos dos personagens que estão abaixo. Bom trabalho!































































Como pediram estou acrescentando nesta postagem as medidas do corpinho dos fantoches. Espero que compreendam a forma como coloquei. É praticamente o tamanho de uma folha de papel A4, aparentemente pode parecer grande, mas depois da distância de fechamento das laterais fica de um tamanho bem legal. Utilizei uma folha inteirinha de A4 para a 1ª parte e fiz a 2ª parte que faltou em outra folha A4. Bom trabalho a quem os fizer!




Fiz com papelão, pedaços de EVA, retalhos de TNT e feltro o suporte para o trabalho com fantoches.