Educando com simplicidade

"Por aqui, contudo, não olhamos para trás por muito tempo. Seguimos em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas... e a curiosidade nos conduz a novos caminhos." Walt Disney

domingo, 19 de maio de 2013

Alfabetização.

Uma reflexão sobre o trabalho com textos antes dos alunos serem alfabetizados ou ainda não estabelecerem relação entre letra/som e som/letra. 
No princípio do processo de alfabetização é essencial utilizarmos atividades fônicas com os alunos. Eles precisam primeiramente conhecer o alfabeto, seus devidos sons e saber administrá-los na formação de palavras, frases e finalmente textos. Isso não implica em deixarmos de oferecer aos alunos o contato com livros de literatura infantil ou estabelecer leituras de imagens, ou mesmo lermos para elas.
É muito fácil falar que a alfabetização deve se basear em uso de textos, quando a criança não conhece nada ou muito pouco de leitura e escrita.

Veja como possivelmente a criança vê o texto, antes de ser alfabetizado. É apenas uma ideia. Uma reflexão.


Acredito que o uso de textos é muito importante na alfabetização,  mas o princípio deve partir sim do método fônico. Não considero necessário, com todo respeito aos que pensam ao contrário, que devemos ter um material específico para desenvolvermos esse trabalho, mas que podemos sim criar com base em pesquisas um material condizente com nossa realidade local.
Adoro ler para meus alunos, a maioria deles me imita na hora da leitura. Pegam os mesmos livros que leio, tentam ler, mostram as imagens do livro escolhido para os coleguinhas que eles estão ajudando. Tudo no sistema de ajuda mútua em sala de aula. Tenho alunos apaixonados pela leitura, mas infelizmente há os que sempre, faça o que fizer, estão desmotivados.
A próxima postagem falará desse aluno. 
Lembremo-nos que é muito fácil alfabetizar alunos que facilmente aprendem, mas o desafio é alfabetizar o que apresenta dificuldades. Alguns sentem um desejo enorme em aprender a ler, mas não conseguem. Por quê isso acontece?
Ao meu ver os cursos de formação de professores deveriam tratar desse assunto. 
Aliás, uma curiosidade. 
Alguma vez, professor alfabetizador, perguntaram a você sobre o que precisa para alfabetizar seu aluno?
Deixe seu comentário.
Até breve!
Abraços,
Rosângela.

Rosângela ... às 12:23 2 comentários:
Compartilhar

As salas de aula no mundo.

Como disse ontem, vamos a mais uma reportagem interessante que encontrei na internet.

O site é:



http://noticias.terra.com.br/educacao/fotografo-ingles-registra-salas-de-aula-ao-redor-do-mundo,7a68febb0345b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

O assunto é:

Fotógrafo inglês registra salas de aula ao redor do mundo.


Sala de aula do Distrito de Welisso na Etiópia, grau 1.


Sala de aula em Tóquio no Japão, 5ª série.


Por Melissa Becker.
    Direto de Birmingham.


O fotógrafo inglês Julian Germain procurou fazer um registro detalhado do espaço de salas de aula e os alunos que lá se encontravam - de todas as idades, em todas as disciplinas - ao redor do mundo.


Visitem o site que enderecei acima com a reportagem completa e comprovem. Não postarei aqui todo o material, pois lá há um show de slides excelente para vermos.

Lembremo-nos do quanto nos preocupamos em transformar nossas salas de aula em um ambiente alfabetizador para que nossos alunos aprendam e se sintam bem onde estão.

Com certeza, esta reportagem trás um grande aprendizado.

Grande abraço,
Rosângela.



Rosângela ... às 11:21 Nenhum comentário:
Compartilhar

sábado, 18 de maio de 2013

ALFABETIZAÇÃO NO MUNDO.

Neste mês evidenciarei reportagens, que encontrei na internet, que me fizeram refletir bastante sobre a alfabetização. Hoje será Países e métodos. É muito interessante. Amanhã postarei mais reportagens que fazem junção a esta.

1 - Site:
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_educacao/agosto01/capa.htm

 Por Kristhian Kaminski e Patrícia Gil











Método Fônico Funciona

Algumas conclusões do National Reading Panel a respeito da eficácia do método empregado nos Estados Unidos.
 - A manipulação de fonemas é altamente eficaz sob as mais variadas condições de ensino. A consciência fonológica amplia significativamente a capacidade de leitura da criança, mais do que qualquer outra técnica que desconsidera aspectos fônicos. 

- O método fônico não é uma técnica completa de ensino, embora forneça às crianças conhecimento fundamental do sistema alfabético. Mas é parte essencial num programa de alfabetização de sucesso. É preciso, porém, desenvolver a consciência fonológica, ou seja, não ficar limitado ao ensino da relação letra-som e sim aplicar os ensinamentos à compreensão de textos. 

- A aplicação sistemática do método fônico produz benefícios em estudantes do jardim de infância à sexta série (acima disso ficou comprovado que a técnica pouco acrescenta aos estudantes) e para crianças em geral com dificuldades de leitura. O estudo também verificou que o desempenho dos alunos é pior em classes que usam menos o método fônico. 

- Alunos que foram alfabetizados por meio do método fônico demonstram melhor capacidade para decodificar textos e ler em voz alta. 

- Os efeitos do método fônico são mais substanciais nas etapas iniciais (jardim de infância e primeira série) e, portanto, ele deve ser implementado nestas séries.

Abraços,

Rosângela.
-->
Rosângela ... às 11:32 Nenhum comentário:
Compartilhar
‹
›
Página inicial
Ver versão para a web

Um pouco de mim...

Minha foto
Rosângela ...
Viver e amar! A família é verdadeiramente o meu bem mais precioso. Sou professora de séries iniciais há mais de 27 anos, porque gosto demais dessa profissão. Também sou especialista em alfabetização. Adoro aprender coisas novas, positivas e compartilhar o que sei. Não gosto de falsidades e mentiras. Admiro pessoas que buscam viver a vida sem prejudicar os outros.
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.