quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ler! Ler! Ler! É bom demais!

Um dos trabalhos que estou executando esse ano com as crianças é o de proporcionar momentos para levarem para casa uma "Pasta de Leitura".
Esse trabalho faz parte do Projeto de Leitura que fiz, de nome "O BRILHO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES".
As crianças precisam ser incentivadas a ler em todos os lugares. Como pode acontecer de alguns lares não terem livros, e isso existe sim, esse trabalho vem para acrescentar mais uma oportunidade de leitura.

Afinal, é o treino que leva a perfeição.

Aos pais foram pedidos pastas com elástico ofício 2 fina e material para leitura (livrinhos literários e revistinhas em quadrinhos). Muitos familiares ajudaram.

Já tem materiais como esse aqui postados, apenas estou reforçando e atualizando o que estou utilizando esse ano.

Nesse trabalho todas as crianças levam uma pasta simplesmente decorada para casa, contendo uma obra (ou revistinha em quadrinhos, ou livro de literatura), uma folha com atividade direcionada e marcadores de páginas.

A decoração da Pasta de Leitura foi bem simples mesmo. Até por que não tive tantos recursos para realizar um trabalho melhor. Mas, o mais importante é que foi feito e busquei fazer o melhor dentro de minhas possibilidades.

O tema da decoração, como estou trabalhando com o projeto Heróis X Vilões, foi Batman (para os meninos) e Batgirl (para as meninas). Isso por que esse herói não tem poderes sobrenaturais como meus pequeninos heróis em sala de aula. Batman usa de muita inteligência.
Utilizei papel cartão e fita adesiva larga e transparente. Dentro da Pasta de Leitura fixei uma folha com orientações.

Veja como ficaram algumas pastas:







Molde da capa da Pasta de Leitura.

Página fixada dentro da Pasta de Leitura.


As obras são expostas no quadro toda 6ª feira de cada semana (exceto semana que antecede provas semanais) para inicialmente visualizarem as possíveis escolhas que farão.

Um aluno é designado para pegar as obras em local lhe apresentado no armário e colocá-las em exposição no quadro.

Utilizo para expor uma média de 30 obras. Foi o suficiente para o ano todo.

Outro aluno é designado para entregar as pastas com os marcadores já dentro delas. Os marcadores de páginas sempre ficam dentro das pastas.

E continua com mais um aluno buscando, em local também já determinado a ele, as atividades da semana para distribuir.

Os demais alunos vão recebendo os materiais e conferindo para ver se está tudo certinho.

Enquanto isso...
* Explico a tarefa da semana, como deve ser feita.

Modelo da tarefa semanal.


* Convido grupos de alunos, de 6 em 6 mais ou menos, para irem ao quadro buscar a obra que mais lhe agradou,  para eu registrar e eles levarem.

O registro faço em uma apostila que criei e que facilita muito meu trabalho. Contém:
* Uma folha de capa.
* Duas folhas de registro: nome do aluno e nome da obra.
* Mais ou menos umas 20 folhas de relatório, uma para cada semana. Atrás da folha de relatório colo a atividade da semana, para não ser repetida, e realizo a escrita de observações quando necessárias.







O dia de devolução da Pasta de Leitura é toda 2ª feira. Nesse mesmo dia, enquanto vão devolvendo o material, eu vou corrigindo imediatamente para não acumular trabalho. Para isso, deixo no quadro uma tarefa para eles executarem enquanto me ocupo das correções.

Nada de acumular serviço e muito menos levar para casa. Uma coisa de cada vez.

Quanto ao marcador de páginas, retirei o modelo da internet. Ele é muito engraçado e quem o criou tem um talento fantástico.

Ensinei as crianças como fazer. 
Elas aprenderam e fizeram. 
Guardei seus marcadores no armário para que eles pudessem começar a levá-los a partir do primeiro dia da visita da Pasta de Leitura em suas casas.
E não é que a maioria das crianças arrumaram papéis velhos em casa e construíram sozinhos diversos marcadores. 
Levaram para eu ver. 
Fiquei totalmente surpresa e feliz. 
Não pensei que fossem tentar fazer em casa. Afinal, já tinham os deles.
Eles levaram de vários tamanhos e cores. 
Teve quem colocou até lacinho. Pode? Kkk
Foi uma festa. Haviam famílias de marcadores, com direito a pai, mãe e até vários filhos. Em tamanhos diferentes. 
Ensinaram aos irmãos. Houve verdadeiras oficinas de marcadores em algumas casas.
Realmente me surpreendeu. Foi muito legal. 
São muito fofos meus pequeninos alunos.

Aprendi no link abaixo a fazê-los:



Bem, como ensino aos meus lindinhos pelo exemplo. Ao ensiná-los fiz mais ou menos uns dois marcadores de páginas. Eles pediram fervorosamente os que fiz. Alguns queriam guardar de lembrança. Essas crianças lindas!
Por essa razão, decidi fazer para todo mundo. Quando viram que iriam receber, cada um o seu feito pela professora, ficaram em polvorosa. 
Até agora ninguém perdeu o marcador e ainda estou vendo brotar mais marcadores. Rsrs
Eles os estão utilizando também como fantoches. Quanta criatividade!

Fiz tantos que até distribuí pela escola. Minhas colegas de trabalho adoraram.

Veja como ficaram:










O passo-a-passo para quem quiser fazer é o seguinte:

* Uma folha A4 dá para fazer 2 monstrinhos. Utilizei papeis coloridos rosa, verde, amarelo e vermelho. Deles retira-se 2 quadrados e ainda sobra papel.






* Depois, é só realizar a dobradura:










* Hora de fixar as pecinhas menores. Os quadradinhos laranja são cartolina dupla face.








Grande abraço,
Rosângela.




Decoração da sala de aula 2016

Nossa! Esqueci de postar como ficou minha sala de aula neste ano.
Credo! Também, início de ano tem tantas emoções.

A escolha do tema se deu através de pesquisas junto as crianças.

Estou com as mesmas turmas do ano passado e no final do ano escolhemos os personagens. 
Mas eles tem um motivo para terem sido escolhidos. 
Estou na fase final de mais um projeto de aula.
Está ficando bem legal e logo, logo postarei aqui.

Como alguns, que sempre me visitam sabem, busco postar materiais já testados em sala de aula.
Informo o que deu e o que não deu certo. Aff!

É melhor assim!!!

Afinal, em caso de dúvidas, fica muito mais fácil dar esclarecimentos, se eu mesma já tiver vivenciado o trabalho.

Dois filmes foram escolhidos por unanimidade, dentre mais de 20.

* João e Maria caçadores de bruxas.
* Frozen - Uma aventura congelante.

Após inúmeras análises descobrimos que a 2ª opção seria mais adequada, pois contempla o que queremos.

No filme temos duas heroínas: Uma com poder do gelo (Elza) e uma sem poder (Anna). 
Temos um vilão (Hans). 
Alguns amigos.
E o mais querido por todos, Olaf, que adora abraços quentinhos.
Aliás, o número de abraços quentinhos em minha sala de aula aumentou consideravelmente. Adoro!!!

Quanto ao calendário do ano, eu já havia postado ano passado.
Ele está junto com as capas dos cadernos 2016.
Abaixo está o link:


A respeito do mural informo que a parte branca no meio dele foi utilizada para colar as fotos das crianças segurando o número do dia de seu aniversário. 
As fotos ficaram lindas, infelizmente não poderei colocá-las aqui.
Mas, deixarei o endereço de onde tirei o modelo.




As ampliações de Anna, Elza e Olaf fiz no próprio computador. 
Acho que vou ensinar como fazer em uma outra postagem. 
O que você acha? Me dê sua opinião para eu saber se é interessante.
Depois que aprendi,não precisei mais ampliar materiais com a cara e a coragem. Kkk

Como eu nunca havia feito um trabalho desses, resolvi começar do rosto, que ao meu ver é o mais difícil. Não tenho muito talento para rostos.
Nossa! E não é que deu certo. Foi super fácil de fazer. Ri muito por isso.

Sou uma eterna aprendiz e curiosa. Invento e aprendo.

Rostinho pronto e aprovado continuei fazendo o restante do corpo.
Como trabalho em duas escolas precisei fazer o trabalho dobrado. Simplesmente amei!

Um vídeo da internet me ajudou muito no processo de preparação do rosto.
Ele está tanto no Blog Manualidades Yonaimy, quanto no Youtube.


É claro que, para primeira vez com esse trabalho, não ficou 100%, mas gostei assim mesmo. Meus pequeninos adoraram. 

Aliás, eles gostam de praticamente tudo que faço para eles. Kkk

Enfim, ficou assim.





















Utilizei materiais que tinha em casa (sempre que posso vou comprando e guardando para o futuro) e alguns que as escolas me deram. 
Infelizmente, das escolas quase nada, estão sempre com pouquíssimas verbas. 
Que lástima!
Para o rosto e alguns detalhes utilizei tinta de tecido. Como tinha pouca tinta, pedi emprestado a minha sogra. Rsrsrs. Tudo por uma boa causa.
Os eva's decorados ganhei de amigas, que tinham sobrando. Vê só, que chic!
Enfim, dei meus pulos para fazer esse trabalho. Isso também é ser professor.

No cantinho da leitura há:
* Livros e revistinhas em quadrinhos, doadas pelas crianças. Materiais novos foram separados para serem utilizadas no trabalho com a pasta de leitura. Outras obras eu tinha. Obras novas e seminovas foram para a mesa.
* Cartazes para escrita. Ortografia e caligrafia. Plastifiquei alguns, outros coloquei em pastas com plástico transparente e separei um potinho com pinceis velhos de quadro, mas em bom estado. Só precisei abastecê-los com tinta para quadro. Um apagador novo também foi deixado nessa mesa. Com tempo sobrando, as crianças vão até a mesa ,selecionam o que querem escrever. Usam o pincel, mostram se está certo, a mim ou aos colegas, e apagam para outro amigo usar.
* Revistas com passatempos. Comprei várias por 1 real. Essas também vou comprando ao longo do ano. Uma aqui, outra ali. Assim, vou tendo um acervo. Ano passado montei alguns passatempos, tirei cópias e grampeei como uma apostila. Nas escolas funcionaram muito bem.

Uma das grandes vantagens de ter um cantinho como esse, é que a criança que vai terminando as tarefas, não fica ociosa atrapalhando a turma. 
Isso, sem contar, que além de ajudar no aprendizado, afinal são materiais no nível da idade deles, ajudou muito no meu trabalho com as crianças com severas dificuldades de aprendizagem. Fiquei com mais tempo para dedicar a esses que precisam mais de mim. 
Fica a dica!!!!

É isso! Espero que tenham gostado!
Se possível, deixem um comentário.
Grande abraço,
Rosângela.