domingo, 25 de dezembro de 2016

Feliz Natal!

Querido Visitante!
Me sinto muito feliz em ter tido sua companhia durante esse ano.
Foram tantas alegrias e compartilhamentos. Dúvidas, esclarecimentos e carinhos.
Isso é tão bom!
Bom ter tido o prazer em compartilhar e conhecer alguns que por aqui passaram.
Quem não conhece o Blog Educando com Simplicidade não sabe o que perdeu, não é mesmo? Rsrsrs.
Embora seja um Blog bem simples, ele é feito com muito carinho e dedicação.
Amor mesmo!
Agradeço a todos que me visitaram, deixaram recadinhos e, juntos comigo, acrescentaram algo em sua prática pedagógica.
Meus sinceros e profundos agradecimentos.
Que sua vida e de sua família seja repleta de alegrias, realizações e muita saúde.
Sucesso sempre!
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Grande abraço,
Rosângela.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Navio Pirata! Oba! Será?

Olá Pessoal!
É certo que esse universo da fantasia fascina há muitas pessoas. 
As crianças então, ficam extasiadas.
Eu adoro, é claro!
Como o Projeto Heróis & Vilões está em execução esse ano, é evidente que os piratas não ficariam de fora. 
O Projeto baseou-se em filmes e um dos escolhidos foi Piratas do Caribe.
Na verdade fiquei admirada com a escolha das crianças, mas eles acabaram me deixando uma grande lição: "Todos merecem uma segunda chance!". Tudo bem! Rsrsrs.
Rotulei os piratas, devido ao fato deles não serem assim, bonzinhos.
No dicionário Online da Língua Portuguesa a palavra PIRATA significa:
"Pessoa que enriquece à custa de outrem, ameaça as pessoas e geralmente tem intenção criminosa".

Mas, como fui voto vencido, topei.
Ai, ai, o que eu não faço por essas crianças. Rsrsrs
Adoooooro!

Hoje a postagem será direcionada a esse tema.
Portanto, mostrarei o que fizemos para trabalhá-lo.

Lembrando que essa é apenas uma partezinha pequena do Projeto.

Exploramos a oralidade através de debates sobre "O que são Piratas?" e "Quem são os Piratas nos dias de hoje?"
As crianças criaram recados para os Piratas. Foi super legal. 
Fizemos um cartaz com as respostas, que foram escritas no modelo abaixo:






Assistimos ao filme Piratas do Caribe comendo pipocas. Sessão de Cineminha na escola cai super bem.

Como eles amaram, decidimos por construir bons piratas.
Cada criança se representou no trabalho, que ficou lindo.
Basta ter papeis coloridos.
Foi um sucesso!
O tamanho de cada pirata variava entre 80 a 90 cm. Era bem grandinho.



Fiquei apaixonada!
Utilizei estas atividades nas duas escolas em que leciono, afinal eram de 3º ano e informo que não deu trabalho nenhum. 
Foi muito divertido! Valeu a pena!

Não poderia faltar atividades escritas.
Cada criança tem uma apostila e nela estão as principais atividades do Projeto. 
As atividades relacionadas ao tema piratas era a de número 14 e só poderia ser trabalhada na hora certa. 
É claro que vários alunos queriam fazê-la logo. 
Ô ansiedade! Rsrsrs. 
Não é só adulto que tem ansiedade, não!




Mais arte! Não dá para ficar sem. Rsrsrs

Montamos navios piratas.
Cada aluno levou, para a escola, uma esponja nova para realizar esse trabalho.
Depois que as crianças terminaram, eu passei um pouco de cola de silicone "cola quente" para não soltar, visto que, os trabalhos irão para uma exposição em novembro e algum visitante poderia tirar partes e levar. Mas, caso contrário, não precisaria da colagem.
Após a exposição, as crianças levarão seus navios para casa e poderão brincar com eles, com uso de pouca água em um recipiente, ou produzir mais navios.
Já tínhamos uma frota para a exposição.

Veja como é fácil de fazer!

Materiais:
  • Esponja de se usar  na cozinha.
  • 1 palito de picolé.
  • Um pedaço pequeno de EVA preto 6cm X 8cm.
  • Um recorte de papel com a imagem de um esqueleto incompleto.










Não tem preço ver meus alunos aprender brincando e com o que gostam.
Foi um trabalho bem especial e que, com certeza, faria tudo novamente.

Tratamos de vários assuntos, tais como: Cálculos, resolução de problemas, coletivos, água, moral, ética, dentre outros.
Tais assuntos foram trabalhados nos cadernos, de forma interdisciplinar.

Observação: Algumas das imagens expostas aqui são partes da exposição que aconteceu em novembro do presente ano e foram postadas para melhor visualização do trabalho desenvolvido.

Espero que tenham gostado e, se possível, deixem seu comentário.

Grande abraço,
Rosângela.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Como aumentar a inteligência?

Bem, não é de hoje que inúmeras pesquisas veem sendo realizadas em neurociência acerca do funcionamento do cérebro humano.
Sempre leio artigos e assisto vídeos sobre esse tema.
Afinal, meu trabalho é baseado nisso. Em como estimular as crianças a alcançarem progresso na aprendizagem. 
Totalmente professora! Rsrsrs
O vídeo que estou postando hoje é simplesmente maravilhoso. Já o assisti inúmeras vezes .
Embora seja um pouco longo, para um interessado no desenvolvimento da aprendizagem  dos alunos, ele é perfeito. Estou tentando reduzi-lo para apresentar em uma reunião de pais em 2017. 

O palestrante é o professor, com vasta bagagem na área educacional, Pierluiggi Piazzi.

Mais conhecido por Professor Pier. 
Ele já lecionou para cerca de cem mil alunos em mais de 30 anos de carreira.

Piazzi nasceu em 29 de janeiro de 1943, na cidade de Bolonha, na Itália, em plena Segunda Guerra Mundial. Mudou-se para o Brasil aos 12 anos de idade. Infelizmente faleceu em 22 de março de 2015.
(fonte: http://www.terrazero.com.br/2015/03/morre-pierluigi-piazzi-fundador-da-aleph/).


Bem, é isso!

Boa palestra!


https://www.youtube.com/watch?v=q-1pfviGMRQ


Saudades eternas!

Grande abraço,
Rosângela.


terça-feira, 30 de agosto de 2016

Doenças! Ai, Ai!

Não dá para viver muito tempo sem. Credo!
Mas o fato é que esse assunto precisa ser tratado em sala de aula.
Com crianças pequenas a linguagem deve ser levada em consideração. 
Para tratar desse assunto fiz uma tabelinha bem simples, contendo informações, sobre algumas doenças.
Selecionei as que considerei mais importante para as crianças saberem. 
São apenas 7. Estão em ordem alfabética e trazem informações essenciais sobre elas.
A partir delas deu para discutir sobre outras doenças e acrescentar alguns pontos importantes tais como: tipos de vermes, microcefalia, dentre outros.
Estou postando os quadros para quem precisar. Estão em duas partes que se interligam.



No período em que trabalhamos esse tema as crianças levaram pesquisas realizadas por eles mesmos para a escola, para estudarmos e confeccionarmos cartazes informativos para  a escola. Foi muito legal!

Bem, é isso!
Grande abraço,
Rosângela.

sábado, 30 de julho de 2016

Atividades do livro "O lugar das coisas".

Ah! Como é bom ler!

É preciso incentivar o hábito de leitura desde a infância. 
Manter esse hábito, ao longo da vida, estimula o cérebro a ter boa saúde.
Além de aprimorar a memória e estimular a imaginação, a leitura ajuda a desenvolver o raciocínio, a inteligência e a concentração.
Quem não quer ter uma boa saúde mental na velhice?
Uma forma é lendo.
Pode ser gibi, jornais, livros... O mais importante é ler, de preferência, o que se gosta.

Hoje, a dica literária é um livro que coloquei no cantinho da leitura em sala de aula e deu um ibope danado.
Não pensei que as crianças fossem gostar tanto.
A maioria decorou várias partes e me provaram que conheciam toda a obra. 
Fiquei muito feliz e admirada.

Não deu outra! 
Aproveitei o momento para a aprendizagem e criei as atividades abaixo. 
O que acrescentei de outros sites especifiquei a fonte.

A obra é "O lugar das coisas", de autoria de Silvana Tavano. Ilustrações Biry Sarkis


Sobre a autora e o ilustrador:



"Dá para brincar de adivinhar!" foi o que disseram meus pequeninos.
Trata-se de um livro cheio brincadeiras com palavras e imagens.

Muitas escolas tem esse livro na biblioteca.
Infelizmente, não encontrei nenhum site com ele para baixar.
Bom mesmo é ter a obra original. Eu tenho. Oba!
Procure melhor, vai que você também tem e não se deu conta disso.

Mas, para quem tiver o desejo de comprá-lo, embaixo coloquei o site.

Editora Saraiva - R$ 34,90.



Se realmente você não conseguir o livro, posso ajudar. Digitalizei-o para mostrar na escola em data show. Isso, para meus alunos verem melhor. Mesmo que eles já leram o livro muitas vezes.
É que vale a pena discutir cada pedacinho do livro.
Meu endereço de e-mail está no final desta página no blog.
Como trabalho em escolas públicas não tem como cada aluno ter seu próprio livro. Que pena!
Mas, em data show, todos terão acesso.

Bem, nas atividades cada pedacinho do livro foi apresentado seguido de umas tarefas para serem executadas. Isso ajuda muito a todos terem o texto completo.
Ou seja, tirando cópia dá para trabalhar com as crianças tranquilamente.

As atividades são relacionadas aos seguintes conteúdos:
  • Texto e interpretação.
  • Ordem alfabética.
  • Dicionário.
  • Homônimos Perfeitos.
  • Ortografia.
  • Produção de textos.
  • Gênero literário: Poesia.
  • Medidas de tempo.
  • Multiplicação e divisão.
  • O corpo Humano.
  • Alimentação.
  • Natureza.
  • Moradia.
  • O tempo histórico da criança.
  • Medo.



Vamos, então, as atividades!


















Bem, é isso! 
Espero que gostem!
Se possível, deixe seu comentário. 
Vou adorar lê-lo!

Grande abraço,
Rosângela.




domingo, 26 de junho de 2016

Boletim!!!!

É sempre um dilema.
Uns dizem que é a secretaria que deve preparar os boletins, outros que é a pedagoga, e tem também os que acham que é o professor que deve se comprometer com mais esse trabalho.
Bem, eu prefiro ficar fora de discussões. 
Mesmo acreditando ser trabalho da secretaria.

Independente de qualquer coisa é do meu interesse realizar essa parte. 
Faço por que gosto e por que quero. 
Nada obrigatório.

Tento fazer personalizado. 
É super simples e fica legal, ou seja, os pais ficam admirados e se interessam em vê-lo, com olhar mais apurado.

Estou deixando um modelinho aqui. Uma de minhas pedagogas, Tânia, disse que seria legal postar.

Antes de preparar o boletim, eu tiro fotos de todos os meus alunos e alunas. Bem de pertinho.

Coloco as fotos na capa do boletim.

O boletim abaixo utilizo nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental. 
É claro que a imagem é fictícia, afinal, não posso utilizar as fotos das crianças aqui. 
Direitos autorais!!!!!! Ai! Ai!

Materiais:
* Cartolinas dupla face. De uma cartolina corta-se 4 boletins.
* Cópias contendo as fotos das crianças, seus respectivos nomes e a frase "Como estou na escola?".
* Durex colorido.
* Cola e tesoura.





A parte abaixo é uma forma simplificada para os pais entenderem, mais facilmente, como seu filho está na escola e o que eu costumo cobrar deles. 
Geralmente, é feito relatório, mas eles, em sua maioria, não leem. 

Já com a legenda, facilitou muito a compreensão, a respeito do que espero que as crianças alcancem nas aulas do dia-a-dia.

Sem contar que na reunião de pais, muitos querem falar com a professora ao mesmo tempo. Com esse modelo diminuiu o assédio (Kkkk) e os resultados esperados foram alcançados. 

Os que necessitam falar particularmente comigo têm duas alternativas: Ou aguardam um pouco, ou marcam comigo o comparecimento no dia de atendimento estipulado por mim, em um horário de planejamento. Deixo um PL semanal para o caso de algum responsável desejar falar comigo. Afinal, não atendo ninguém na porta da sala de aula e sem horário marcado. Além de ser muito importante haver testemunhas para conversas com familiares. Há muitos familiares bacanas, mas há muitos outros que não conhecem a palavra respeito. 
Graças a Deus estou abençoada com familiares super bacanas esse ano. 


Já para o primeiro ano, faço a mesma capa. Utilizando as fotos deles.
O que diferencia é a parte interna, que contém 3 partes. Em cada parte colo informações de como a criança foi no trimestre. 
Optei pela forma de perguntas com respostas objetivas. Todos os pais compreenderam. Como disse, o formato de relatório não estimula os pais a lerem. E aí, ao invés de ler, eles perguntam tudo que já está escrito. Aff!

Precisamos criar estratégias para que todos entendam, afinal, ainda existem muitos pais sem estudos e, às vezes, não compreendem o que o professor quer dizer.

Mais uma razão para que a linguagem seja super clara.

Funcionou muito.

É bom lembrar que na maioria das escolas, os alunos do 1º ano não fazem provas e esse formato de "boletim" facilita muito a comunicação entre a professora e familiares.







Bem, é isso! Espero ter ajudado.
Grande abraço,
Rosângela.


sexta-feira, 27 de maio de 2016

Brincando com os alimentos.

Os alimentos são muito importantes para o desenvolvimento dos seres vivos, pois promovem saúde e bem estar.
Como nesse trimestre um dos assuntos a serem tratados em sala de aula será alimentação decidi fazer essa fichas.
Elas ficarão dentro de uma caixinha decorada contendo pregadores.
Quando a criança pegar uma ficha, ela deverá localizar o nome da imagem nela apresentada e com o pregador "pregar" o nome. Também deverá mostrar a professora para ver se está certo.
Tanto os nomes conhecidos quanto desconhecidos serão discutidos e pesquisados pelas crianças e  a professora (que mediará todo o estudo e obviamente deverá ter pesquisado tudinho previamente).

Opções de atividades que poderão ser feitas com essas fichas são inúmeras:
* Ordem alfabética.
* Formação de frases.
* Produção de texto.
* Caça-palavras.
* Cruzadinhas.
* Se cada criança, em grupo reduzido, ficar com uma média de 4 a 6 fichas, dará para trabalhar bingo.
* Pesquisas sobre: Origem e significado da palavra. Benefícios para o nosso o corpo. O que a falta desse alimento causa em nosso organismo? Dentre outros.
* Recorte e colagem de imagens relacionadas as palavras não utilizadas.
Há uma infinidade de possibilidades.

Esse material ficará no cantinho de leitura da sala de aula para uso contínuo das crianças. Claro que, após o estudo com todas as fichas.
Guardado não tem serventia, não é mesmo?
Apenas deve-se ter o cuidado de conferir o material antes de guardá-lo no armário ao término da aula.

As fichas estão em ordem alfabética. 
As palavras, em sua maioria, estão ligadas a alimentação.
São alimentos consumíveis. Também há plantas medicinais entre elas.
Pode haver palavras que não estejam ligadas a alimentação, simplesmente para desafiar.
Há nomes próprios que são apenas nomes do dia-a-dia e outros que foram dados a plantas medicinais.
Pesquisar e aumentar o conhecimento de verbetes é muito importante nesse trabalho.
Conhecimento é sempre bem vindo.
E quer saber? Também aprendi muito com alguns nomes que desconhecia.

Como fazer?
1 - Tirar várias cópias do material, colá-las em papel resistente (tipo papel cartão) e plastificar. Se não tiver papel contact transparente utilize fita adesiva larga transparente. É o que eu utilizo na maioria das vezes e funciona muito bem. Utilizo geralmente o que tem na escola. 
2 - Comprar pregadores ou pedir as crianças que tragam um ou dois de casa como doação. Enfeitar o pregadores também é legal. Um pregador para cada ficha. Afinal, todos os envolvidos no trabalho poderão participar. 
3 - Não se pode esquecer de decorar a caixa em que esse material ficará. Pode ser caixa de sapatos ou de camisa. Deixar bem colorido.


É bem simples, mas valerá a pena.














Agora, algumas informações que considero importantes.

KOMBU – ALGA MARINHA.
KAPPA MAKI – ENROLADO DE PEPINO.
KINKAN – LARANJINHA JAPONESA.
FONTE: 

ORA PRO NOBIS – FLOR COMESTÍVEL.

QUIRERA.

TORANJA – FRUTO RESULTANTE DO CRUZAMENTO DO POMELA ( CITRUS MÁXIMA) COM A LARANJA (CITRUS SINENSIS).

SHIMEJI – COGUMELO USADO NA ALIMENTAÇÃO, CULTIVADO EM PAÍSES ORIENTAIS.

SEMOLINA – FARINHA GRANULADA EXTRAÍDA DO GRÃO DE ARROZ, USADA PARA ENGROSSAR CALDOS, PUDINS...

VALERIANA – PLANTA MEDICINAL QUE COMBATE A INSÔNIA E A ANSIEDADE.
VÔNGOLE – MOLUSCO USADO NA ALIMENTAÇÃO. CONHECIDO POR BERBIGÃO.
VERÔNICA – PLANTA MEDICINAL INDICADA PARA ENXAQUECA, FALTA DE APETITE , DIFICULDADE DE DIGESTÃO...
FONTE: 

WEDELIA: TAMBÉM CONHECIDA COMO MARGARIDA. É UMA PLANTA MEDICINAL QUE TRATA HEMATOMAS, TRAUMATISMOS. APRESENTA PROPRIEDADES MEDICINAIS ANALGÉSICAS, EXPECTORANTE ...
FONTE:
WASABI É UM TEMPERO EM PASTA UTILIZADO NA CULINÁRIA JAPONESA.
FONTE: 
WALTHERIA É UMA PLANTA MEDICINAL DE COMBATE A CISTITE E BLENORRAGIA.



UVAIA – FRUTO PEQUENO E COMESTÍVEL, TAMBÉM CONHECIDO POR UBAIA.
URUCUM – FRUTO  DO QUAL SE FAZEM CORANTES. UM DELES NA COR AVERMELHADA POPULARMENTE CONHECIDA POR COLORAU.



XIMENIA – PLANTA MEDICINAL DE COMBATE  HEMORROIDAL E TEM FUNÇÃO DIURÉTICA..
XANTHOXYLUM TINGOASSUIDA POSSUI PROPRIEDADES MEDICINAIS DIGESTIVAS E ANTI-INFLAMATÓRIAS.
FONTE: 

ZEA – POPULARMENTE CONHECIDO POR MILHO.
ZEDOÁRIA – PLANTA MEDICINAL, QUE ALIVIA A BRONQUITE, TRATA CÁLCULOS RENAIS, MAU-HÁLITO...
FONTE: 
ZIMBRO – ALIMENTO COMESTÍVEL. MEDICINAL COMBATE FEBRES CÁLCULOS RENAIS.
ZIZIPHUS JOAZEIRO – PLANTA MEDICINAL DE AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA, CICATRIZANTE ...


YACON- PLANTA MEDICINAL PARA TRATAMENTO DA DIABETES E COLESTEROL.

Esse blog já está virando um diário escolar para mim. Kkk

Bem, é isso! Até a próxima!

Grande abraço,
Rosângela.