É tão bom recordar fatos passados!
Mas tem gente que não gosta. Tudo bem!
As razões são inúmeras para se recordar ou não de algo em nossa vida.
Bem, as atividades de hoje buscam justamente isso, RECORDAR.
Porém, trata-se de obras literárias utilizadas na alfabetização.
Como utilizo livros de vários autores, resolvi delimitar.
Como já mencionei aqui no Blog, faço questão de alfabetizar com obras literárias de Mary França e Eliardo França. São maravilhosas!
Hoje, todos os meus alunos já leem. Uns um pouco mais e outros um pouco menos.
Em parte, isso aconteceu devido a essas obras maravilhosas que utilizo.
Elas estão no nível das crianças. É perfeito!
Mas, agora já é hora de compilar tudinho, deixando bem juntinho mesmo. Afinal, cada livro foi utilizado separadamente.
Por essa razão, o principal objetivo das atividades postadas aqui é justamente trazer de volta todas as histórias estudadas ao longo desse ano, (que nem acabou ainda, Rsrsrs) de modo a recordar, refletir e praticar leitura e escrita.
As crianças se acostumaram com os autores e as obras estudadas. Isso faz com que o trabalho flua como diversão, pois são atividades com obras muito conhecidas por elas.
Meus pequeninos, diante do material, nem me deram muita confiança e foram logo fazendo as atividades sozinhos. Isso é muito importante na alfabetização, AUTONOMIA.
Quando viram ficaram felizes e começaram a admirar cada partezinha das atividades. Contando o que estavam vendo para os colegas.
Achei, é claro, o máximo.
Fica a sugestão desse tipo de trabalho. Lembrando que se pode adaptar para as obras que você desejar.
Não se deve esquecer que o trabalho não se encerra nesse material, mas também na utilização dele para a criação de outras atividades de leitura e escrita, tais como: Disponibilizar todas as obras estudadas de uma só vez, criando o cantinho de leitura diferente (Fiz isso e nenhuma obra de Mary França e Eliardo França que tenho ficou no cantinho por muito tempo, os livros foram simplesmente devorados na leiturinha. A concorrência foi grande. Rsrsrs ) e também atividades de escrita ( como formar textos incluindo um ou mais títulos, por exemplo).
São inúmeras as estratégias que se pode criar, tendo como base, esse material.
É bem simples, mas gostei muito.
Bem, é isso!
Espero que tenham gostado!
Se possível deixe seu comentário.
Por acaso, você já trabalhou com títulos de obras literárias?
Grande abraço,
Rosângela.