É inquestionável o fato de que os super heróis fazem parte do universo infantil.
A Marvel tem investido bilhões de dólares nesse ramo, sempre com admiráveis lucros, e têm feito, hoje, releituras de filmes apresentados no passado.
Com as novas tecnologias no ramo da computação gráfica, as produções estão ficando sensacionais.
Embora sejam de cunho comercial, eles trazem diversão e entretenimento.
Por essa razão, para tornar as aulas interessantes, também é necessário participar desse universo infantil.
Para minha surpresa, meus alunos do ano passado, no caso 3º ano, pediram um projeto dentro desse tema.
Consideraram que seria muito legal e diferente.
Fiquei um pouco pensativa.
Nunca havia trabalhado esse tema em sala de aula nos moldes de um projeto.
Geralmente, prepara-se atividades sobre um filme ou outro. Mas, vários... Ah! Isso é bem diferente.
Buscamos, através de muita pesquisa, inúmeras possibilidades.
Preparamos uma lista gigantesca de heróis e vilões. Pensei que nunca fosse acabar! Rsrsrs
Tudo isso dentro de livros e filmes.
E não é que venceu um trabalho focando filmes.
Mais pesquisas...
Nunca havia visto, em um Plano de Ensino, o gênero Cinematográfico. Muito curioso!!!!
Mas, consegui montar o Projeto, dentro dos conteúdos curriculares, com esse gênero.
Para começar fomos estudar o que é um Gênero Cinematográfico.
Trata-se de um gênero que envolve uma história de protagonista do bem contra antagonista do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física, as histórias são normalmente baseadas em crimes, vinganças e perseguições.
Geralmente o protagonista é o herói e o antagonista é o vilão.
http://cinemaindustrial.blogspot.com.br/p/generos-cinematograficos.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Personagem
http://www.infoescola.com/artes/protagonista-e-antagonista/
Sendo assim, vamos ao trabalho...
Dentre várias atividades ao longo do projeto, decidi hoje postar as atividades escritas.
O trabalho, no geral, contou com:
* Cinema na escola de alguns dos filmes escolhidos.
* Estudos e vídeos com trailers de filmes.
* Atividades artísticas, orais e escritas.
Atividades Escritas - Apostila.
Devo dizer que os alunos não fizeram apenas essas atividades escritas. Outras foram acrescentadas, utilizando-se os cadernos de sala de aula.
Devo dizer que esse trabalho me impressionou bastante e que, embora tenha sido realizado ano passado, somente decidi postar por que valeu super a pena.
Trata-se de um projeto que trouxe excelentes resultados e que, com certeza, trabalharei novamente.
Embora não esteja postado na íntegra, acredito que, com essa parte, dá para se ter uma ideia do que foi.
Ao final do ano, realizamos uma exposição de trabalhos. Foi muito bom!!!
Muitas das ideias artísticas retirei do site Pinterest.
Devo agradecer aos que postam lá. Muito obrigada por compartilhar.
Algumas foram criadas ou adaptadas.
Vejam um pouquinho do que os meus pequeninos alunos fizeram.
Características importantes.
Piratas do Caribe - Por que todos merecem uma segunda chance.
Jogo da velha - Harry Potter
Peso para a porta - Cinderela
Cenário para fotos. Foi muito utilizado.
Ter amigos é incrível.
Os primeiros heróis.
Apostila Principal.
Almofadas para abraços quentinhos.
É claro que todos distribuíram abraços quentinhos para quem quisesse receber.
João e Maria caçadores de bruxas.
Enfim, é isso!
Espero que tenham gostado.
Deixe seu comentário, vou adorar lê-lo.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Grande abraço,
Rosângela.