Olá Pessoal!
Diante da pergunta de uma querida visitante venho, nessa postagem, prestar esclarecimentos.;)
Um material que utilizo muito na alfabetização são as fichas com imagens.
Para compreender melhor...
É de costume o professor desenhar no quadro ou tirar cópias de imagens para todos os alunos.
Nem sempre o professor consegue desenhar no quadro e muito menos as crianças, exceto os dotados do talento de desenhar, é claro. Rsrsrs
Outra coisa é que quem consegue desenhar leva tempo para fazer isso no quadro, afinal, tem que fazer bem feito para ser compreendido.
Essas fichas oferecem essa função: Facilitar o trabalho do professor e promover aprendizagens.
São simples de fazer. Bastam papéis cartão, folhas A4, imagens diversas coloridas, durex colorido, papel contact para plastificar. É muito importante plastificar para durar mais.
Recortei as imagens de livros muito velhos, encartes de lojas (de construção, roupas, supermercados...) e revistas. Tentei buscar imagens reais e quando não conseguia utilizava as infantis mesmo.
Fiz 30 fichas. Algumas são com imagens aleatórias e outras seguem temas como: O que encontramos na cozinha; Meios de transporte; Tem no guarda-roupa; Frutas; Brinquedos; Animais; dentre outros.
Ficaram assim:
Utilizei papel cartão preto. Uma folha deu para fazer 8 fichas. Como a parte de trás do papel cartão é de uma cor feia acabei por colar papel A4 amarela para cobrir.
Contornei com durex colorido preto.
Sendo assim, a parte mais bonita do papel cartão que é a sua frente, nesse trabalho passou a ser a de trás.
Para ficar um acabamento mais bonito e não sujar.
Outra coisa, não foi necessário plastificar a parte de trás.
Cada criança escolhe uma ficha para trabalhar.
Em seguida, em folha A4 cortada ao meio, colocam seus nomes e numeram de 1 a 15 ( Essa é a quantidade fixa de imagens de cada ficha). Depois escrevem os nomes do que estão vendo sem auxílio de ninguém, nem de mim. Claro que, recolho as atividades e avalio-as. O próximo passo é chamar as crianças para conversar sobre os erros que cometeram e seguir corrigindo juntinho.
Mas, conforme o nível da criança, várias outras "coisinhas" podem ser trabalhadas, por exemplo:
* Escolha 5 das imagens da ficha e forme frases.
* Crie um texto contendo todos os elementos encontrados na ficha.
* Escreva os nomes das imagens da ficha e classifique-as quanto ao número de sílabas.
* Escreva os nomes das imagens em ordem alfabética.
É imensa a forma como se pode trabalhar com esse material.
E o melhor é que pode ser usado inúmeras vezes.
Uma amiga querida viu, pediu emprestado para ver se funcionaria na sala dela de 3º ano e ficou apaixonada pelo material. Não deu outra. Ela fez cerca de 100 fichas. Pode? Rsrsrs
Agora, com acervo maior, ela disse que se eu quiser ela também me empresta. Adoooooro! Rsrsrs
Ou seja, pode ser usado em qualquer série do ensino fundamental.
Outra coisa importante é fazer uma tabelinha com os números das fichas e os nomes dos alunos para marcar um X ou pintar, de modo que se saiba que fichas as crianças utilizaram para não pegar a mesma novamente.
Bem simples, não é mesmo?
Mas garanto que ajuda demais.
Não fico sem as minhas. Rsrsrs
Ah! Em minhas fichas coloquei apenas 15 imagens em cada por ser para o 1º ano. Isso significa que pode ser colocado mais imagens em séries maiores. Mesmo assim, deixarei a minha opinião que é a de fazer como fiz. Fichas muito longas podem tornar o estudo cansativo. As crianças de minha sala de aula não se cansaram e sempre ficavam felizes em escolher outras fichas.
Estou falando no verbo passado por que as utilizei justamente no ano passado.
Como quem me segue sabe, primeiro testo em minha sala de aula, depois posto aqui dando meu parecer sobre o trabalho. Falo dos prós e contras.
Lembrando que utilizo as fichas cerca de 2 ou 3 vezes por semana.
Esse ano estou lecionando para o 1º ano novamente e, com certeza, utilizarei as fichas, pois sei que dão super certo.
Não deixei de desenhar imagens no quadro em atividades do dia-a-dia, mas as fichas diminuíram meu trabalho e assim, consegui mais tempo para dedicar as crianças com dificuldades na aprendizagem.
Essa é a dica de hoje.
Espero sinceramente que tenham gostado.
Se possível, deixe seu comentário.
Grande abraço,
Rosângela.