domingo, 10 de julho de 2011

Palavras para recortar e montar.

Encontrei este material na internet, mas não me lembro de onde. Se alguém souber o autor, peço carinhosamente que me informem para que eu possa dar os devidos créditos.

Com esse material pode-se trabalhar uma infinidade de assuntos, tais como:
  •  Pintura com diversas técnicas, como cores primárias ou secundárias.
  •  Após a montagem das palavras pode-se pedir que os alunos: escrevam frases com adjetivos, façam a descrição do objeto, produção de texto, sinônimos, ditados ou estudo da ortografia. Em algumas montagens é possível trabalhar antônimos e realizar pesquisas mais aprofundadas sobre a palavra em questão. Trabalhar de forma interdisciplinar também é possível, basta somente um pouquinho de criatividade. Meus alunos adoram trabalhar com esse material, pois eles estudam brincando. Quando aparece algo que eles identificam como tema de música, imediatamente cantam e assim a aula flui com harmonia e grande aprendizagem.

























27 comentários:

  1. Amei essa atividades, estava procurando vai mi ajudar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neurivan!
      Estou muito feliz em poder contribuir um pouquinho com o seu trabalho.
      Agradeço imensamente sua visita e seu carinho.
      Volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  2. Oi Neurivan, amei suas atividades, queria atividades diferentes para trabalhar reforço e achei as suas muito boas. Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      É muito bom receber sua visita aqui.
      As atividades que estão postadas nesse blog são bem legais e ajudaram muito em minha prática pedagógica.
      Aliás, esse Blog pertence a mim, Rosângela, e não ao Neurivan.
      Muito obrigada pelo carinho.
      Volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  3. Nossa desculpe-me Rosângela só agora percebi que lhe chamei de outro nome; é que tinha lido o comentário da pessoa anterior e sem querer coloquei o nome dela, foi mal.
    Realmente seu blog é show, já adicionei no meus favoritos.
    Beijos
    Em tempo: acabei de visitar suas atividades de leituras;
    maaraaaavilhosassss;
    Vou trabalhar com meus pequeninos do 1°ano que amo muito e acabo de saber que continuarei com eles no próximo ano letivo, então poderei dar continuidade ao meu trabalho e pretendo focar muito na leitura.
    Beijos querida
    Deus a abençoe.
    Isabel Candida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      Quanto ao nome, fique tranquila. Não fiquei triste por isso. Realmente pode acontecer com qualquer pessoa.
      Já troquei nomes tantas vezes na vida. Ai! Ai! Rsrsrs
      O mais importante é ter sua companhia aqui no Blog e eu ter o privilégio de poder ajudar, nem que seja um pouquinho, em sua prática pedagógica.
      Parabéns por poder continuar com sua turminha no próximo ano.
      Eu adoro fazer isso! Dar continuidade ao trabalho e com uma turminha que já se conhece ajuda muito a melhorar o desempenho das crianças.
      Sem contar que várias etapas do diagnóstico já serão desnecessárias devido ao conhecimento que já se tem da turma.
      Enfim, ganha-se tempo. Adoro!
      Se eu puder ajudar em mais alguma coisa é só falar, viu?
      Que Deus lhe abençoe em sua jornada!
      Grande abraço e volte sempre, viu?
      Rosângela.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Tati!
      Que legal que você gostou!
      Fico muito feliz por isso.
      Pode contar comigo, viu?
      Qualquer dúvida aqui no Blog é só falar.
      Seja muito bem-vinda e volte sempre que puder.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Lúcia!
      Muito obrigada por seu carinho e por sua visita aqui no Blog.
      Fiquei muito feliz em saber que gostou dessa postagem.
      Volte sempre que puder, viu?
      Seja muito bem-vinda!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  6. Gostaria também das sílabas complexas. Tu poderias postar para nós? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lúcia Anela!
      Não tenho esse trabalho especificamente para sílabas complexas.
      Mas é uma boa ideia para eu preparar e postar.
      As atividades acima, embora pareçam apenas relacionadas com sílabas simples, apresentam algumas palavras contendo justamente as sílabas complexas, tais como: folha T ( tigre - encontro consonantal), folha S ( sanduíche - vogal seguida de n e dígrafo CH), dentre outros. Isso para desafiar as crianças a dar um passo a mais na leitura.
      Agradeço a dica e sua presença aqui.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  7. Olá Rosângela! Amei seu material, usarei para aulas de reforço. Obrigada por compartilhar com a gente. Que Deus continue lhe abençoando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone!
      Que bom receber sua visita aqui no Blog!
      Me sinto muito feliz em poder contribuir com sua prática pedagógica de alguma forma.
      Agradeço imensamente o seu carinho. Obrigada mesmo!
      Conte comigo caso necessite ou tenha alguma dúvida sobre as postagens desse blog.
      Seja muito bem-vinda e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  8. Muito bom, Rosângela parabéns pelo trabalho. NOTA 10 pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana!
      Muito obrigada pelo seu carinho e sua visita aqui no Blog.
      Busco postar materiais que realmente ajudam na aprendizagem das crianças.São simples mas, dão bons resultados.
      Adoro compartilhar e isso não tem preço.
      Seja bem vinda e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  9. Amei suas atividades. Muito obrigada por disponibilizar. Por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônia!
      É um grande prazer receber sua visita e seu recadinho aqui no Blog.
      Sou muito feliz por compartilhar. Isso me faz muito bem e não tem preço.
      Muito obrigada por seu carinho e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  10. Muito legal essas atividades parabéns. Obrigada por complartilhar 😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayra!
      Muito obrigada por seu carinho.
      Logo postarei novas atividades.
      Volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  11. Amei essa atividade professora Rosângela, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Muito obrigada por seu carinho.
      Amo compartilhar. Estava um pouco afastada do blog, mas já estou retornando para postar mais coisinhas legais.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  12. Adorei seu blog, estou atendendo um aluno e ele tem apresentado algumas dificuldades e estou conseguido ajudar com o seu Blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivanete!
      Poxa! É uma grande satisfação ver que os materiais postados aqui tem ajudado.
      Muito obrigada por seu carinho, viu?
      Estive um pouco afastada do blog, mas estou retornando.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  13. Obrigada por compartilhar suas atividades estou com algumas crianças com dificuldades na leitura, achei otima suas atividades vou usar com eles.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por compartilhar, muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Esse material é do alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com. Fico feliz que tenha gostado. Abraços!

    ResponderExcluir