quinta-feira, 14 de julho de 2011

Produção de textos a partir de figuras.

Os alunos, em sua maioria, gostam muito de animais. Por essa razão, esse tema se torma um excelente assunto a ser tratado nas aulas de produção de textos e não somente nas aulas de Ciências. As imagens abaixo são boas para utilização na produção de textos pelos alunos. Lembrando que, não é necessário estar no sistema alfabético para se construir um texto. Com o tempo, a criança em sua prática e com a ajuda do professor e dos colegas vai se apropriando desse sistema de escrita. As intervenções por parte do professor são essenciais para que  isso aconteça.
Considero importante também o que vai ser feito com esse material preparado pelo aluno. Realmente merece ser transformado em mini-livrinho, participar de murais dentro e fora da sala de aula ou simplesmente convidar os pais para uma apresentação deste trabalho pelos alunos. Algo realmente tem que ser feito como forma de valorização do trabalho realizado. Guardar por guardar desmotiva. A motivação fará com que o desanimo fique longe, pois a criança se sentirá feliz em ver seu trabalho reconhecido e respeitado.
Não perca tempo, trabalhe produção de texto. Ela pode inicialmente ser coletiva, depois em grupos e por fim individual. Depende dos objetivos que se pretende alcançar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário