domingo, 16 de outubro de 2011

Fantoches com a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Fiz esses fantochinhos para incentivar a criação de textos e o desenvolvimento da oralidade dos meus alunos. Eles adoraram é claro. Com isso, ficaram bastante desinibidos para expor suas histórias. São muito fáceis de fazer. Aprendi a fazê-los com uma amiga hiper criativa, a Professora Nilcla. Ela criou este trabalho através de muita pesquisa e talento.
Materiais utilizados:
  • Borracha EVA com cores variadas.
  • Pistola para aquecer cola de silicone.
  • Colas de silicone e cola compactor E.V.A.
  • TNT's cores variadas.
  • Olhinhos plásticos médios.
  • Canetas retroprojetora na cor preta, ponta fina e grossa.
  • Lápis e tesoura.



 Fantoches...
Personagens: Rabicó, Dona Benta, Narizinho, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Pedrinho,Saci, Visconde, Emília, Cuca.
Autor: Monteiro Lobato.

Acrescentei a esta postagem  os moldes, feitos em folha A4, para confecção deste trabalho conforme me pediram. Para demais detalhes basta acompanhar as fotos dos personagens que estão abaixo. Bom trabalho!































































Como pediram estou acrescentando nesta postagem as medidas do corpinho dos fantoches. Espero que compreendam a forma como coloquei. É praticamente o tamanho de uma folha de papel A4, aparentemente pode parecer grande, mas depois da distância de fechamento das laterais fica de um tamanho bem legal. Utilizei uma folha inteirinha de A4 para a 1ª parte e fiz a 2ª parte que faltou em outra folha A4. Bom trabalho a quem os fizer!




Fiz com papelão, pedaços de EVA, retalhos de TNT e feltro o suporte para o trabalho com fantoches.






49 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho. Adorei.
    Eu gostaria de saber as medidas dos sacos (corpinho) dos fantoches.
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaíra!
    Seja muito bem vinda a este Blog.
    Agradeço imensamente o seu carinho para com o meu trabalho. Como me pediu, acrescentei as medidas do corpinho do fantoche na postagem acima. Espero que consiga compreender. Qualquer dúvida, basta manter contato.
    Grande abraço,
    Rosângela.

    ResponderExcluir
  3. Lindos... adorei... vc tem os moldes dos fantoches?
    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia!
      Agradeço sua visitinha aqui no Blog e seu carinho. Logo, logo acrescentarei os moldes.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  4. Muito bacana seu fantoche do sítio do Picau amarelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Visitante!
      Fico muito grata pelo seu carinho. Meus aluninhos ficaram muito felizes em ganhá-los. Fiz um para cada aluno com o personagem preferido deles. Eles amaram.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  5. como eu faço para adquiri os modes dos fandoches dos pesonagem do sítio picau amarelo. ou tel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Visitante!
      Informo que até a próxima semana eles estarão postados aqui.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  6. como eu faço para obter numero do telefone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Visitante!
      Acredito que queria se comunicar comigo de alguma forma. Acho que foi isso que entendi. Se for o caso meu endereço de Email é rosangela.mns@hotmail.com
      Estou a disposição para quaisquer esclarecimentos.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
    2. Boa tarde Rosângela! Você vende esses fantoches...? Como posso comprar...? Obrigada

      Excluir
  7. trindade santos soares19 de janeiro de 2014 às 12:07

    meu nome e Trindade eu gostaria muito obter os moldes dos fantoches, do sítio do picau amarelo, no tamanho real, agradeço muito obrigado, abr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Trindade!
      Fique certa de que você obterá os moldes em tamanho natural. O fato é que estou vendo se estão aqui em minha residência. Mas acho que deixei tudo na escola em que trabalho. Não esquecerei do que me pediu. Voltarei à escola em 03 de fevereiro (planejamento) , pois minhas férias já estão acabando. Portanto, nesta primeira semana de fevereiro os postarei aqui sem falta. Pode contar com isso.
      Desde já agradeço sua visitinha aqui no Blog e sua compreensão.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  8. Olá Rosângela ate hoje estou esperando os moldes, bjos Trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Trindade!
      Demorei para postar pois os moldes não estavam onde os guardo. Isso significa que emprestei a alguém e essa pessoa não me devolveu. Infelizmente não anotei a quem emprestei, pois geralmente empresto materiais e consecutivamente são devolvidos. Enfim, tive que refazê-los novamente, por isso a demora. Mas lhe informo que já se encontram acima postados, ou seja, cumprido. Demais detalhes como cores, ordem e linhas basta que se observe as fotos que coloquei em cores para se executar perfeitamente o trabalho.
      Bom trabalho e volte sempre!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  9. muito obrigado pelos moldes. bjos. eu tambem trabalho com crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Visitante!
      É sempre muito bom trabalhar com crianças.
      Espero que tenha uma ótima semana de trabalho.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  10. Muito obrigada por ser uma educadora que compartilha o que sabe com outras pessoas. Adorei e vou fazer no meu cantinho de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Agradeço muito seu carinho e sua visitinha aqui no Blog. Eu amei fazer esse trabalhinho. Fique certa que seus alunos vão amar. Nesse caso, meus alunos votaram em um personagem preferido e após todo o trabalho com o Sítio, cada um recebeu o que havia escolhido sem perceber que era, além de um trabalho de contação de história, também se tratava de um presente.
      Volte sempre, viu? Seja sempre muito bem vinda.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  11. Boa noite !!adorei sua publicação. estou procurando materiais sobre monteiro lobato e simplesmente amei seus fantoches!! muito obrigada que Papai do céu lhe abençoe muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!
      Que fofo! Que Papai do céu também abençoe você e toda a sua família. Muito obrigada pelo carinho e visita.
      Volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  12. MUITO LINDO SEU TRABALHO PARABÉNS!! E OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEU TALENTO COM TODOS NÓS!! QUE PAPAI DO CÉU LHE ABENÇOE GRANDEMENTE!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!
      Realmente sempre que compartilhamos, de coração, o que aprendemos Deus nos abençoa em dobro. Amo tudo isso! Adoro compartilhar. São trabalhos simples, mas com bons resultados. Ver as crianças felizes e participando das aulas é bom demais!
      Fique com Deus e muito obrigada pelo carinho.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  13. Olá Rosangela, bom dia! Preciso das medidas para desenvolver o fantoche da Emília. E como fazer também. Por favor me ajude. Estou perdida ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa!
      É um prazer recebê-la aqui no Blog. Seja bem-vinda!
      Bem a respeito do que disse lhe informo que todas as medidas já se encontram nesta postagem. Basta salvá-las e imprimi-las em folha A4.
      Quanto ao preparo informo que são feitas as partes em separado. Primeiro pode ser feito o rosto (conforme ilustração e molde); em segundo lugar o TNT (conforme medidas e molde - corpinho colado ao avesso); em terceiro lugar as mãozinhas. Depois une-se todas as partes prontas.
      Espero ter esclarecido.
      Qualquer dúvida é só perguntar.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  14. Rosângela, parabéns!
    Obrigada por compartilhar, estava procurando material sobre o tema para utilizar no aniversário da minha sobrinha. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana!
      Que legal ter escolhido o Sítio como tema de aniversário. Com certeza será bem divertido.
      Espero que sua sobrinha fique bem feliz.
      Envie a ela, por favor, meus sinceros votos de felicidades.
      Também me sinto muito feliz por você ter gostado desta postagem e por ela te ser útil.
      Amo compartilhar!
      Fique bem a vontade neste espaço e seja muito bem vinda.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
    2. Olá Fabiana!
      Que legal ter escolhido o Sítio como tema de aniversário. Com certeza será bem divertido.
      Espero que sua sobrinha fique bem feliz.
      Envie a ela, por favor, meus sinceros votos de felicidades.
      Também me sinto muito feliz por você ter gostado desta postagem e por ela te ser útil.
      Amo compartilhar!
      Fique bem a vontade neste espaço e seja muito bem vinda.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  15. São lindos seus trabalhos sou professora e vou fazer esses fantoches do Sitio! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida Professora!
      Muito obrigada por seu carinho e sua visita.
      Sei que terá sucesso em executar esse trabalho, afinal são super fáceis de fazer.
      Nunca havia feito um trabalho assim e achei muito legal.
      Os resultados com as crianças foram alcançados com muita diversão.
      Boa sorte e volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  16. Parabéns, por compartilhar os moldes seus trabalho é maravilhoso, percebe-se de longe todo carinho e dedicação com o qual é realizado . Que Deus te abençoe sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris Cristina!
      Que bom que gostou deste trabalho!
      Eu também amei fazê-lo.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Seu recadinho me deixou tão feliz!
      É tão bom saber que as postagens desse Blog está ajudando há várias pessoas.
      Realmente tento demonstrar carinho aos que me visitam postando materiais que dão certo. Dedicação não me falta! Graças a Deus.
      São trabalhos bem simples, mas eu gosto deles.
      Sempre que puder volte, viu? Afinal, é muito bem vinda!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  17. Meus parabéns pelo o seu trabalho! E OBRIGADA por compartilhar conosco. Ele me ajudou bastante em um projeto de leitura SOBRE Monteiro Lobato que está sendo desenvolvido na escola que eu trabalho. Minha turma irá apresentar teatro de fantoches.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Givanilde!
      Agradeço imensamente sua visita e seu carinho.
      Adorei realizar esse trabalho com meus alunos.
      Realmente valeu a pena.
      Seja muito bem-vinda e volte sempre que puder.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  18. QUE MARAVILHA DE TRABALHO...SERVIU DIREITINHO PARA A FEIRA DE CONHECIMENTOS DO MEU FILHO,SOBRE LEITURA E MONTEIRO LOBATO...PARABÉNS!!!ARTE É UM DOM E UMA BENÇÃO DIVINA,BJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia!
      Que bom receber sua visita!
      Estou tão feliz em ter o privilégio de ajudá-los de alguma forma.
      Muito obrigada por seu carinho, viu?
      Volte sempre que puder! Estarei esperando.
      Espero que a Feira de Conhecimentos de seu filho tenha sido um sucesso.
      Que Deus os abençoe sempre!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  19. Parabéns querida fiquei maravilhada com seu trabalho ficou lindo😘😘😘

    ResponderExcluir
  20. Parabéns querida fiquei maravilhada com seu trabalho ficou lindo😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata!
      Muito obrigada por seu carinho. Fiquei muito feliz!
      Adoro compartilhar e descobrir que os trabalhos postados estão ajudando as pessoas que aqui me visitam.
      Volte sempre que puder, viu?
      Que Deus a abençoe sempre!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  21. ola boa tarde meu nome e Matilde sera q vc nao teria molde da turma do picapau amarelo em feltro ou conhece alguem q tenha poderia ta me passando? agradeceria MTO UM ABRAÇO meu imail mmirandaicm@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Matilde!
    Agradeço sua visita aqui no blog, mas infelizmente não tenho esse material em feltro.
    Posso-lhe adiantar que os mesmos moldes e cores acima citados podem ser em material feltro facilmente. Nada mudará, apenas o tipo de material.
    A única diferença é que em feltro precisará ser costurado ao invés de colado com cola quente como em EVA.
    Bom trabalho!!!!
    Espero ter ajudado e volte sempre, viu?
    Grande abraço,
    Rosângela.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo seu blog.Amei seus trabalhos. Você está de parabéns pelo carinho na criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querido Visitante!
      Agradeço imensamente o seu carinho, viu?
      Isso me faz tão feliz.
      Poder ajudar é fantástico e não tem preço.
      Volte sempre que puder! :)
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  24. Parabéns... Obrigada por sua generosidade!!! Que seus caminhos sejam infinitamente abençoados
    .Karlla/Jaboticabal/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karlla!
      Seu carinho me fez muito bem, viu?
      Muito obrigada.
      Amo compartilhar um pouquinho do que sei e isso me faz feliz.
      Volte sempre que puder! ;)
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  25. Adorei seu trabalho,parabéns!
    Vou fazer todos os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e contar a história na escola que trabalho. Muitas crianças de hoje desconhecem o Sítio da minha época. Não esqueço até hoje.
    Bela fábula de Monteiro Lobato!
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana!
      Muito obrigada por sua visita aqui no blog e por seu carinho.
      Que bom que realizará esse trabalho!
      Fico imensamente feliz. :)
      Estarei torcendo por você.
      Qualquer dúvida é só falar.
      Desculpe pela demora em responder. É que não estou recebendo as notificações de mensagens em meu e-mail. Vou tentar corrigir.
      Bom trabalho, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  26. Amei seu trabalho! Obrigada por compartilhar. :)

    ResponderExcluir