sábado, 18 de maio de 2013

ALFABETIZAÇÃO NO MUNDO.

Neste mês evidenciarei reportagens, que encontrei na internet, que me fizeram refletir bastante sobre a alfabetização. Hoje será Países e métodos. É muito interessante. Amanhã postarei mais reportagens que fazem junção a esta.

1 - Site:

 Por Kristhian Kaminski e Patrícia Gil











Método Fônico Funciona

Algumas conclusões do National Reading Panel a respeito da eficácia do método empregado nos Estados Unidos.
 - A manipulação de fonemas é altamente eficaz sob as mais variadas condições de ensino. A consciência fonológica amplia significativamente a capacidade de leitura da criança, mais do que qualquer outra técnica que desconsidera aspectos fônicos. 

- O método fônico não é uma técnica completa de ensino, embora forneça às crianças conhecimento fundamental do sistema alfabético. Mas é parte essencial num programa de alfabetização de sucesso. É preciso, porém, desenvolver a consciência fonológica, ou seja, não ficar limitado ao ensino da relação letra-som e sim aplicar os ensinamentos à compreensão de textos. 

- A aplicação sistemática do método fônico produz benefícios em estudantes do jardim de infância à sexta série (acima disso ficou comprovado que a técnica pouco acrescenta aos estudantes) e para crianças em geral com dificuldades de leitura. O estudo também verificou que o desempenho dos alunos é pior em classes que usam menos o método fônico. 

- Alunos que foram alfabetizados por meio do método fônico demonstram melhor capacidade para decodificar textos e ler em voz alta. 

- Os efeitos do método fônico são mais substanciais nas etapas iniciais (jardim de infância e primeira série) e, portanto, ele deve ser implementado nestas séries.

Abraços,

Rosângela.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário