quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Atividades do livro: Chapeuzinhos Coloridos - Parte 1

A literatura infantil sugerida neste dia é: Chapeuzinhos Coloridos.
Que livro fantástico! Além de criativo, ele é muito interessante. Meus alunos amaram. Pediram muitos BIS!
Então, mãos à obra!

Para começar a capinha é muito sugestiva. Já fala por si só do que se trata, mas não esclarece o conteúdo, e acaba incentivando a leitura do mesmo. É claro que muita coisa nele é surpreendente. Existem fatos que são muito curiosos. O livro envolve os alunos e também, por que não, muitos adultos. Ele aumenta a capacidade de imaginação. Vários alunos meus, depois que eu li nas leiturinhas compartilhadas, fizeram questão de ler para si mesmos e também para os coleguinhas. Fiquei muito feliz com o estímulo a leitura que o livro provocou nos meus pequeninos alunos do 1º ano. Não é um livro cansativo de ler. Pelo menos na minha opinião.


Conheça as explicações dos autores sobre as historinhas que o livro contém:


Há dois locais na internet que tem o livro na íntegra, os endereços são:

http://carmennyna.blogspot.com.br/2012/06/chapeuzinhos-coloridos.html?spref=bl

https://picasaweb.google.com/110820983206869182533


Agora, apresentarei as atividades que fiz. Não esqueça! Se copiar, dê os devidos créditos e se possível deixe um comentário. Vou adorar! Seu comentário me incentiva a postar mais materiais que tenho.


Fiz as tarefas no formato de sequencia didática. Eu gosto muito de trabalhar com sequências.














 Esse quadro é ótimo para as crianças completarem e compararem os diálogos entre as diferentes histórias que o livro possui. Foi ótimo trabalhar com ele!


O livrinho de receitas é um ótimo recurso didático para trabalhar com os aluninhos.






O livro Chapeuzinhos Coloridos também incentiva as artes. Vejam só as personagens criadas pelos alunos. Neste caso usei as fotos dos alunos do 3º ano  de outra escola em que trabalho.  Minha turma e da professora Rose fizeram Chapeuzinhos Cor de Abóbora e Lilás. O 1º ano também fez, mas postarei na parte 2 destas atividades. As personagens foram feitas com jornal, TNT e papel crepon.





Informações complementares:


Atenção!
Já postei o restante das atividades desse livro como combinei. 
A postagem tem esse mesmo título só que Parte 2
Espero que gostem!

Grande abraço,
Rosângela.


36 comentários:

  1. Maravihloso este trabalho. Estou divulgando no Linguagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Krika!
      Agradeço sinceramente seu carinho e por divulgar meus trabalhinhos. Aliás, seu Blog é show! Amei!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  2. Olá!

    Adorei seu espaço! Está lindo! Você é muito criativa. Parabéns!!!

    Abraço,

    Sônia Siquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia!
      Agradeço sua preciosa visitinha aqui! Seja bem vinda! Muito obrigada pelo carinho!
      Abraços,
      Rosângela.

      Excluir
  3. Vou trabalhar esta literatura com meus alunos de 1ºano e amei as sugestões.... um abço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniella!
      É um grande prazer recebê-la aqui no Blog.
      Seja muito bem vinda!
      Fico muito feliz em contribuir de alguma forma para a sua prática pedagógica. Sugiro ver Chapeuzinhos Coloridos Parte 2, está bem legal também para nossos aluninhos.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  4. AMEI SUAS ATIVIDADES, ESTOU TRABALHANDO COM ESTE LIVRO. GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliete!
      Agradeço seu carinho e sua visitinha aqui no Blog.
      Seja muito bem vinda!
      Espero ter contribuído de alguma forma para a sua prática pedagógica.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  5. em que ano foi publicado esse livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Visitante!
      Sua pergunta está respondida nas informações complementares que estão logo acima. Nada melhor que a página do próprio livro para dar essa informação. Acrescentei essa página hoje devido a sua pergunta. Fique a vontade para quaisquer esclarecimentos.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  6. superinteressante essas versões da chapeuzinho, adorei as dicas de atividades. No momento estou trabalhando leitura de conto e os meus alunos estão fascinados por cada história contada,na culminância estou pretendendo fazer uma mesa de gostosuras da chapeuzinho,já produzimos livros de receitas,onde os próprios alunos criaram as receitas que eles gostariam que a chapeuzinho levasse para vovó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!
      Amei receber seu recadinho e sua visitinha aqui no Blog. Espero que está mesa de gostosuras que pretende fazer com sua turminha seja um sucesso. Adorei a ideia! Sugiro visitar a postagem com a parte 2 com este mesmo tema e também a postagem que trata de contos de assombração.
      Seja muito bem-vinda!
      Abraços,
      Rosângela.

      Excluir
  7. Amei já conheço este livro já li vários contos meus alunos adoraram, estou pensando em desenvolver um projeto. Adorei as dicas de atividades .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro visitante!
      Seja bem-vindo aqui no Blog.
      Estou muito feliz que gostou das atividades que fiz. Elas foram feitas com muito carinho para os nossos pequeninos. Sugiro visitar a postagem com a parte 2 de Chapeuzinhos Coloridos. Está bem legal também.
      Muito obrigada pelo carinho.
      Qualquer dúvida, estou aberta a esclarecimentos.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  8. Ola Educando com simplicidade ame o seu blog, as atividades são fantásticas, parabéns pela criatividade! Um grande abraço Andrea Nolasco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea!
      É um grande prazer recebê-la aqui no Blog. Seja muito bem vinda. Agradeço imensamente o seu carinho. Tudo que faço gosto de compartilhar. Busco sempre um livro legal para trabalhar com os meus pequeninos. Fico feliz quando eles pulam de alegria a cada tarefinha preparada para eles.
      Volte sempre!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  9. Parabéns! Essas atividades estão maravilhosas. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Visitante!
      Agradeço imensamente o seu carinho e sua visitinha aqui no Blog. Seja muito bem vindo e volte sempre. Sugiro visitar Chapeuzinhos Coloridos parte 2, está bem legal também.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  10. Muito obrigada por deixar dividir seu trabalho com a nós. Estou trabalhando com ele no 3º ano e no 1ºano. Eu quando vi pela primeira vez amei, e agora todos os meus alunos estão amando, só querem ouvir a história. Deus lhe pague por dividir com a gente. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia!
      Estou muito feliz com sua visitinha aqui no Blog. Sabe Sônia, o fato é que eu amo compartilhar. Alguns colegas de profissão me questionam por ter tanto trabalho em preparar essas atividades e disponibilizá-las gratuitamente. Mas, você quer saber? Nem me importo. Eu me sinto muito bem compartilhando e isso é o que vale a pena. Trabalhei com o 3º ano em 2012. Os alunos amaram. Não sei por que mas em todas as turmas em que leciono eu incluo esta obra e eles simplesmente adoram. Acho que a primeira a amar esse livro fui eu. Rsrsrsr
      Sabe como é? Quando o professor demonstra paixão pela literatura os alunos também passam a gostar. É claro que escolho somente livros que considero muito interessantes.
      Sugiro visitar a postagem Chapeuzinhos Coloridos Parte 2, está bem legal também.
      Bem, muitíssimo obrigada por seu carinho e fique com Deus.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  11. Olá minha amiga parabéns pelo seu trabalho ficou muiiiiiiiiiiiiiiiiito bom, excelente. É maravilhoso ter pessoas como vc, talentosa, dedica e solidária. Gostaria da sua autorização para trabalhar o seu projeto com o meu 4º ano.
    Um grande abraço e muito obrigada por compartilhar seu trabalho, vc tem um coração de ouro.

    ass; Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara!
      Que legal ter você aqui também me visitando. Agradeço imensamente o seu carinho. Quanto a utilização do projeto, fique super à vontade para usar o que quiser e olha que neste Blog há bastante projetos que podemos utilizar em sala de aula. A única coisa que peço carinhosamente é os devidos créditos. Mas olha neste ano haverão muitos projetinhos que já estão em fase final para serem postados. A questão é que primeiro os utilizo em sala, depois avalio o trabalho e acabo por postar o que deu certo e realmente funciona. Claro que exponho as falhas, quando acontecem, para que as pessoas que acompanham o Blog não as cometam.
      Realmente espero que aqui neste espaço você se sinta "em casa". Use e abuse viu?
      Pena que alguns trabalhinhos não posso postar por causa dos direitos autorais, mas mesmo assim posto materiais que considero bem legais para o nosso trabalho.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  12. Amei tudo nesse blog. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulina!
      Sou muito grata pelo seu carinho.
      Adoro meu Bloguinho, mesmo não tendo tanta experiência ainda com Blog. Me sinto feliz postando materiais úteis para a prática pedagógica de outras pessoas. São materiais simples, mas feitos de todo coração.
      Visite-me sempre que possível, pois você é muito bem vinda.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  13. Parabéns pelo seu trabalho e dedicação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edneia!
      Muito, muito obrigada pelo seu carinho. É tão bom receber pessoas aqui no Blog que gostam dos trabalhos que posto tão gentilmente.
      Amo compartilhar materiais que, acredito, proporcionarão aulas mais interessantes e inovadoras.
      As crianças merecem o que há de melhor, não é?
      Faço tudinho aqui com muito carinho e simplicidade.
      Seja muito bem vinda e volte sempre.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  14. Parabéns pelo Trabalho,obrigado por compartilhar e por nos inspirar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana!
      Muito feliz e agradecida estou por seu imenso carinho.
      Adoro compartilhar o que sei e os materiais que preparo com tanto carinho para os pequeninos alunos e para pessoas dedicadas ao ato de ensinar.
      Volte sempre!
      Seja muito bem vinda aqui nesse humilde espaço.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  15. Nossa muito bom mesmo, adorei, me serviu de inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Que bom que gostou! Fico muito feliz por isso. É tão bom poder ajudar.
      Qualquer dúvida é só perguntar.
      Sugiro que veja a parte 2 desta postagem. É a continuação deste trabalho e esta muito boa.
      Seja muito bem vinda e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  16. Fiquei incomodada com uma questão: Por que chamar de livrinho, capinha, menininhas, historinhas, aluninhos, projetinhos?
    Quando fazemos isso, menosprezamos o nosso trabalho, diminuímos o que fazemos como profissionais.
    Sei que essa não é e nunca foi sua intenção, professora Rosângela, mas quis escrever para deixar esse comentário como uma reflexão a todos...
    Bom trabalho! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida Visitante!
      Bem curiosa sua questão. Gostei de verdade.
      Nunca havia percebido isso, até então.
      Acredito que, talvez, seja pelo fato de lidar com crianças pequenas.
      Não é uma forma de menosprezo pelo meu trabalho, afinal esse Blog existe para ajudar na prática pedagógica dos profissionais da educação que se interessarem pelos materiais aqui postados.
      Esse Blog foi criado com muito respeito e amor pelo trabalho que desempenho.
      Não sinto diminuição de nada, a não ser alegria, em ver muitas pessoas, no meu dia-a-dia, se deleitando com os trabalhinhos desse Blog.
      E o mais importante, ver que estão alcançando resultados positivos.
      Mas, seu comentário serve de reflexão a todos.
      Realmente não é intenção desse pequeno e simplório Blog causar mal estar em alguém.
      Muito obrigada por sua visita, por seu comentário e volte sempre que puder, viu?
      Sucesso também em sua jornada.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  17. Rosângela, fiquei apaixonada pelo livro Chapeuzinho Coloridos,quando li pela primeira vez.e disse ainda vou comprar este livro. e não é que consegui. Estou querendo trabalhar com minha turminha do 2º ano, usarei suas atividades se me permitir. Ainda não consegui a parte 2. também quero apresentar um teatrinho. Sei que terei muito prazer em usar suas atividades que realmente eu não havia pensado. Se conseguir depois enviarei fotos para você. Desde ja PArabéns Você é colorida!. Amei as sugestões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leny!
      Muito obrigada por seu carinho e seja muito bem vinda.
      Fiquei muito feliz em saber que conseguiu comprar essa preciosa obra. Sou totalmente apaixonada por esse livro.
      Fique à vontade para utilizar as atividades desse Blog em suas aulas. Será um prazer muito grande poder ajudar.
      No endereço http://educandocomsimplicidade.blogspot.com.br/2013/01/atividades-do-livro-chapeuzinhos_8.html
      você encontrará a parte 2, que é tão boa quanto a parte 1. Aliás a parte de interpretação está justamente na parte 2.
      Olha! Eu quero ver as fotos, se possível. E espero de coração que você e seus alunos se divirtam muito com as histórias e atividades desse livro.
      Novamente lhe digo que é uma grande satisfação e privilégio poder ajudar em sua prática pedagógica.
      É para isso mesmo que esse Blog existe.
      E tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação para que os que aqui me visitam se sintam bem e encontrem materiais que realmente dão certo em sala de aula.
      Com certeza a aula ficará bem divertida.
      Meus alunos ficaram fascinados e como estou com eles esse ano novamente, eles me pediram para contar tudo de novo.
      Que fofos!
      Aliás Leny, se você quiser posso enviar para o seu e-mail os áudio-livros que eu mesma fiz das histórias desse livro.
      Ficou bem legal. Basta me dizer o seu e-mail.
      Meus alunos acompanham o livro e ficam ouvindo o áudio várias vezes. Eles não cansam nunca! Rsrsrs
      Bem é isso!
      Boa sorte em seu trabalho e volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  18. Achei o máximo! Tem alguma sequência didática com livros da Sylvia Orthof?
    Maria vai com as outras, tenho mts coisas, gostaria de algum livro dela com fadas ou bruxas.

    ResponderExcluir
  19. boa noite, adorei seu trabalho e gostaria de saber se pode me enviar por email o livro, meu email é fimoraes1710@gmail.com (Filomena)

    ResponderExcluir