sábado, 10 de agosto de 2013

Atividades com o livro: O Grande Rabanete.

Hoje indico como obra literária bem legal para ser explorada em sala de aula "O Grande Rabanete" de Tatiana Belinky. As crianças adoraram quando estudamos. Fiz um grande cartaz e o fixei em sala de aula. Como sabemos, cartazes devem ser retirados em um determinado tempo. Geralmente entre uma ou duas semanas, para que se possa utilizar o espaço com outros materiais literários e não ficar cansativo e desmotivar as crianças. Nesse caso, precisei ficar com o cartaz fixado mais tempo do que eu queria, quando achava que não interessava mais as crianças, iam eles para lá lerem uns para os outros e mostrar aos amigos que já estavam conseguindo ler. Foi bem legal e divertido ver isso. Por essa razão, estou postando mais uma sequência didática para compartilhar com vocês, queridos visitantes. 
Espero que gostem! 
E não se esqueçam! 
Se copiar, dê os devidos créditos.

Sugiro aos interessados nesta postagem que procurem fazer um acervo de livros literários para serem utilizados em sala de aula ou mesmo em casa com os filhos. Infelizmente, não são todos livros que agradam as crianças. Por isso, torna-se necessário manter um acervo com livros que realmente agradam aos pequeninos. Já estou organizando o meu a bastante tempo. Fica mais fácil o trabalho quando temos nosso próprio material. Fica a dica!



Como sempre, visito sites para ver se há o livro para baixar. Nos endereços abaixo encontra-se a obra completa. Embora sejam com imagens diferentes o material é o mesmo. Edições diferentes acho. Mas está tudo certinho. Já conferi. Mesmo assim, sugiro que se tenha o livro, pois é  bem melhor manuseá-lo para  adquirir um melhor contato com as obras literárias.


https://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/OGrandeRabanete#

As atividades complementares fiz com base no PAEBES. É claro que adaptada a esta obra literária.

Se possível, organizar junto aos alunos a preparação de uma salada envolvendo o rabanete. Isso torna a aula mais interessante e  o aprendizado dinâmico. 

Está certo! Vamos a sequência didática!























Fiz esta borda para a atividade de produção. Estou postando abaixo caso queiram utilizá-la em outras atividades. 

Então é isso! Se possível deixe seu comentário. Vou adorar lê-lo!

34 comentários:

  1. que lindo, se todas as tias fossem como você!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai,ai! Turminha BoniFrati! Aqui!
      Vocês são muito fofos! Amo vocês!
      Muito obrigada pelo carinho.
      Beijoquinhas,
      Rosângela.

      Excluir
  2. Oi moça! Viemos lhe desejar uma ótima semana e um beijo bonifrati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta alegria sinto com a visitinha da Turminha BoniFrati aqui no Blog. Muito obrigada por tamanho carinho.
      Beijoquinhas,
      Rosângela.

      Excluir
  3. Oi Rô, ficamos muito felizes com seu comentário, viu? beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente assim. Adoro vocês!
      Beijinhos carinhosos,
      Rosângela.

      Excluir
  4. http://www.tonygifsjavas.com.br/efeitos_para_blogs/efeito_trevos_caindo/trevo_green.pngAdorei a SD . Vou adaptá-la para aplicar em sala de aula. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Visitante!
      Seja muito bem vindo aqui no Blog. Agradeço o carinho.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  5. Esta é uma sequência muito rica. Obrigada! Irá colaborar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisangela!
      Agradeço imensamente o seu carinho e sua visita aqui no Blog. Seja muito bem-vinda e fique a vontade. Tudo que disponibilizo aqui testei antes em sala de aula e deu super certo. Adoro compartilhar o que sei e colaborar para a prática pedagógica dos profissionais da educação.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  6. amei isso me ensinou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanja!
      Estou super feliz em ter contribuído de alguma forma para a sua prática pedagógica.
      Seja muito bem vinda e fique a vontade. Em caso de dúvidas é só perguntar, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  7. VISITO MUITOS SITES COM DIVERSAS ATIVIDADES. NENHUMA DELAS ME ENCANTOU MAIS QUE ESSA! PARABÉNS!
    DANIELA GALDINO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!
      Agradeço imensamente o seu carinho.
      Todas as atividades que preparo e posto aqui são feitas com muito amor e cuidado. Tento produzir materiais que auxiliem na prática pedagógica e que realmente funcionem em sala de aula. Sem contar que são inéditas. As crianças amam saber que são materiais feitos para elas. Fique bem à vontade neste Blog.
      Volte sempre!
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  8. O melhor projeto com esse livro que já encontrei e olha que eu trabalho com ele quase todo ano... rsrsr Parabéns e obrigada por compartilhar, começo com ele amanha. OBA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!
      Amei seu bom humor! Rsrs Acredito que, enquanto professores, precisamos e muito ter bom humor.
      Agradeço imensamente seu carinho e fico muito feliz em poder lhe trazer algo diferente, que ajude você em sua prática pedagógica.
      Fique bem a vontade aqui no Blog e volte sempre.
      Logo, logo, trarei mais sequências parecidas com esta e que darão super bem para trabalhar em sala de aula neste ano de 2015.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  9. Amei sua ideia! Engraçado, estava planejando realizar o plantio do rabanete com meus alunos, para falar da importância da água para sobrevivência de qualquer espécie de ser vivo na terra. Sem querer encontrei essa fantástica sequencia. Parabéns... Amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!
      Fiquei super feliz em receber seu recadinho e saber que gostou desta postagem.
      Que legal você estar trabalhando justamente esse tema. Ótima coincidência! Ainda bem que encontrou este Blog a tempo. Rsrsrs
      Agradeço imensamente o seu carinho e seja muito bem vinda aqui no Blog.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  10. Nossa que maravilha!Parabéns pelo trabalho e pela generosidade de compartilha-lo,vou com certeza usar e acredito que meus alunos vão amar,pois atualmente tenho trabalhado com contos e histórias,gostaria de saber montar com essa estrutura didática os livros que trabalhado com meus alunos,pois ainda tenho dificuldade em usar o computador.Se possível gostaria de lhe fazer um pedido ou apenas uma sugestão Rosângela,montar uma sequência didática com o livro da Tatiana Belink"O caso do Bolinho".Os alunos adoraram essa história e estão muito interessados,tenho feito várias atividades,pois quando se trabalha com literatura infantil um leque de possibilidades vão surgindo e é preciso saber aproveitar o momento ,é claro que sem perder o objetivo que precisamos alcançar com os alunos.Vou utilizar essas atividades quando terminarmos com o livrinho que estamos trabalhando atualmente.Obrigada e mais uma vez e PARABÉNS PELO BELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliana!
      Muito agradecida e feliz estou com seu imenso carinho. Muito obrigada mesmo! É tão bom saber que os que aqui me visitam gostam dos materiais postados.
      Tais materiais que faço são cheinhos de amor e dedicação. São
      simples, mas feitos e compartilhados de todo coração. Não consigo me ver egoísta. Graças a Deus!
      Buscarei conhecer a obra que me sugeriu. Vai que surge um belo trabalho para nossos pequeninos. Ai, ai! Adoro ler e conhecer obras legais.
      No mais, seja muito bem vinda e volte sempre.
      Grande abraço e sinceros agradecimentos,
      Rosângela.

      Excluir
  11. Trabalho muito com sequências, amei a sua, ideias diferentes e criativas, estarei aplicando com meus alunos, muito obrigada por compartilhar conosco.Não tenho blog ou site, mas tenho algumas sequências, caso você queira, para ter alguma ideia diferente, ou se quiser pode postar aqui, caso goste!!!Muito obrigada...abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magda!
      Adorei receber sua visitinha aqui no Blog. Seja muito bem vinda!
      Estou muito feliz em contribuir, de alguma forma, para a sua prática pedagógica e por você ter gostado de algumas postagens.
      Busco postar materiais simples e que me fazem feliz, sem contar que também consigo alcançar meus objetivos com os meus pequeninos.
      Sabe Magda, eu não tenho tanta experiência assim com Blog. Fui aprendendo futucando aqui e ali até montar este. Acho que ficou do jeito que eu queria. Por essa razão incentivo-a a criar seu próprio Blog, é até divertido.
      Agora se você já tem algumas sequências, isso facilitará mais ainda a criação.
      Qualquer dúvida em construir um Blog simples como este pergunte a vontade. Posso lhe passar minha experiência ou melhor o passo-a-passo.
      Mas, se não houver interesse agora, gostaria muito de conhecer algumas de suas sequências. Com certeza, se eu utilizar alguma delas, darei os devidos créditos. Afinal, respeito ao trabalho de outras pessoas é uma regra primordial na vida de um Blogueiro que se preze.
      Conte comigo, viu?
      Sinta-se bem a vontade nesse espaço. E qualquer dúvida que tiver, estou aqui para esclarecer.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  12. Maravilhosa a sequência didática! Vai auxiliar muito meu trabalho!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara Lucia!
      Que bom que veio aqui no Blog e encontrou o que precisava. Fique bem a vontade, viu?
      Quando trabalhei com essa sequência me senti muito satisfeita e feliz. Alcancei meus objetivos tanto com os meus pequeninos leitores quanto com os que não haviam sido totalmente alfabetizados ainda.
      Ótimos resultados!
      Agradeço o carinho e sua visita aqui.
      Volte sempre que puder.
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  13. PARABENS, AMEI SUA SEQUENCIA E IREI COMPLEMENTAR A QUE FIZ ANO PASSADO, VAI ENRIQUECER MAIS AINDA MINHA PRATICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdirene!
      Que chic esse trabalho que irá fazer de unir duas sequências didáticas!
      Enquanto professores não paramos nunca de estudar e buscar materiais legais para enriquecer nossas aulas, não é verdade?
      Adorei ter o privilégio de poder te ajudar, nem que seja um pouquinho. Afinal,amo compartilhar o que sei.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Fiquei tão feliz com seu recadinho.
      Seja muito bem vinda e volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  14. Olá, Rosângela.

    Passando por aqui pela primeira vez, e já fiquei encantada pelo seu trabalho. Que coisa linda, mimosa e caprichosa! Parabéns.

    Que Deus continue te inspirando e motivando nesse ofício tão nobre que é instruir os pequeninos. Também exerço esse trabalho com paixão há 15 anos, mais especificamente na alfabetização de crianças, e compreendo perfeitamente o que motiva pessoas como você, quando vejo trabalhos tão lindos assim. Nossa profissão é muito realizadora e gratificante!

    Beijo no seu coração.

    Elaine Cândida

    elainecandida.com
    experimentejesus.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine!
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Seu recadinho me deixou tão feliz!
      Realmente, amo ser professora e compartilhar um pouquinho do que sei.
      Gostaria de ter mais tempo para me dedicar a esse Blog, mas mesmo assim me sinto realizada em estar auxiliando, de alguma forma, aos que aqui me visitam em suas práticas pedagógicas.
      Isso não tem preço.
      Que Deus abençoe a você e a toda a sua família.
      Seja muito bem-vinda e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  15. Adorei o nome do teu blog...Educando com Simplicidade
    Sobre as atividades de 'O Grande Rabanete', muita criatividade e amor envolvido.Parabéns.
    Abraços, Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta!
      Demorei muito para escolher esse nome e olha que ele não foi a primeira opção. Tentei vários, mas muitos já haviam sido escolhidos. Mas, quer saber? Sou apaixonada pelo nome do Blog. Acho que não poderia ter sido outro.
      Além de ter tudo a ver com os trabalhos postados.
      Simplicidade é o que me encanta aqui.
      Acho que sou blogueira coruja. Rsrsrs
      Muito obrigada por sua visita aqui no blog e seu carinho.
      Realmente, tento postar materiais que ajudam em sala de aula. São simples, mas feitos com muito amor mesmo.
      Volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  16. Que sequência maravilhosa Rosângela!ESTOU AMANDO O SEU BLOG!!A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA CASA SONOLENTA FOI MUITO PRODUTIVA E MEUS ALUNOS AMARAM!!TRABALHAREI ESSA SEQUENCIA DO LIVRO O GRANDE RABANETE,NO FIM DO MÊS AGORA E SEI QUE SERÁ ESPLENDOROSA O RESULTADO FINAL!!OBRIGADA DESDE JÁ!ELIANE STEINHEUSER !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane!
      Seu recadinho me fez mais feliz ainda.
      Poder contribuir, de alguma forma para sua prática pedagógica, me dá muita alegria e isso, com certeza, não tem preço.
      Em seu recadinho pude sentir o sucesso que foi o trabalho do livro "A casa sonolenta".
      O fato de você e seus alunos terem gostado me faz realizada.
      Embora esse blog seja simples, acredito que ele tem alcançado o objetivo de ajudar as pessoas.
      Te desejo sucesso no trabalho da próxima sequência e, qualquer dúvida, fique bem à vontade para perguntar.
      Seja muito bem-vinda e volte sempre, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir
  17. Rosângela querida, obrigada por compartilhar... adorei!!!
    Seu blog é maravilhoso.. Bjo imenso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angelita!
      Que prazer receber sua visita aqui no Blog!
      Saiba que fico muito feliz em compartilhar um pouquinho do que sei. Sinto-me mais útil e isso não tem preço.
      Agradeço imensamente seu carinho.
      Seja muito bem vinda e volte sempre que puder, viu?
      Grande abraço,
      Rosângela.

      Excluir