A sugestão literária de hoje é: Pêssego, pera, ameixa no pomar. Dos autores: Janet e Allan Ahlberg.
Fonte:
Encontrei este livro em uma caixa, que a escola que trabalho recebeu ano passado, para desenvolvedores docentes do Projeto Trilhas no 1º ano.
Para entender:
O Projeto Trilhas é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura, voltada para melhoria da qualidade da educação pública do Brasil.
Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do ensino fundamental no universo letrado.
O material distribuído as escolas é de excelente qualidade e estimula vivências literárias na sala de aula. Os livros enviados são maravilhosos.
Como este ano estou lecionando para o 1º e 2º ano resolvi adotar essa ideia e trabalhar essa obra junto aos meus pequeninos alunos. Vou aplicar meu planejamento deste livro neste mês.
E então? Vamos trabalhar juntos? Só depende de você. Depois postarei os resultados deste trabalho.
Trata-se de um livro muito interessante e divertido. Suas imagens chamam a atenção, até por que o livro menciona segredos que precisam ser desvendados ao longo da leitura. É uma brincadeira com os contos de fadas tradicionais numa linguagem poética, rimada mesmo. É bem divertido!
Agora, apresentarei as atividades que fiz.
Não esqueça!
Se copiar, dê os devidos créditos e se possível deixe um comentário.
Vou adorar!
Seu comentário me incentiva a postar mais materiais que tenho.
Fiz as tarefas no formato de sequencia didática. Eu gosto muito de trabalhar com sequências.
Infelizmente não posso postar o trabalho que fiz em power point e nem o áudio livro por questões de direitos autorais do autor e da editora.
Mas, encontrei em slide share na internet, no endereço abaixo, o livro na íntegra.
A respeito dos contos de fadas tradicionais sugeridos no livro, realizei pesquisas e coloquei os endereços na Sequência Didática - Referências Bibliográficas - contos.
Apresentarei agora as atividades que fiz do livro:
- Montar com este material um livrinho juntos aos alunos. Lembrando que as frases e as imagens estão fora de ordem.
Descolori as imagens para as crianças pintarem. Tentei e sei que não ficaram tão boas, mas valeu a tentativa. Vou me aperfeiçoar nisso.
- Pesquisas a respeito das frutas citadas na obra. Realizar pesquisas sobre outras frutas que se podem ter em um pomar. Esclarecer aos alunos sobre o que é um pomar. Confeccionar um mural explicativo do trabalho de pesquisa realizado.
Jogos da memória e dos sete erros.
Brincando também se aprende.
Espero que tenham gostado!
Não deixem de comentar!
Abraços,
Rosângela.
-->