Esse nada mais é do que um trabalho bem simples e que deixaram meus pequeninos animadíssimos.
Os objetivos que permearam este trabalho foram:
- Compreender a ideia de espaço - casa - escola - lugar onde mora.
- Preservar e conservar ambientes. Esse objetivo concerne ao que fazer com o lixo produzido nos lares; economia de energia elétrica e água.
- Reconhecer semelhanças e diferenças de histórias de vida familiar.
- Identificar as preferências familiares em relação a diversos aspectos: jogos, animais de estimação, lazer, entre outros.
- Reconhecer as funções de cada membro da família no lar.
- Distinguir e verbalizar as principais características físicas e pessoais de si mesmo e seus familiares.
Cada aluno construiu o modelo de casa que preparei.
Busquei uma forma super barata e eficiente para a aprendizagem dos meus pequeninos alunos.
Há inúmeros lugares que vendem materiais parecidos com este e, claro muito mais bonito, mas meus lindinhos estão meio que impossibilitados de adquiri-los por problemas de ordem financeira.
E vocês acham que impedirei essa experiência divertida e de suma importância a eles. Nem pensar! Tentei montar uma casinha de papel.
Bem, eles adoraram!
Fiquei tão feliz com os resultados que resolvi postar.
E vocês acham que impedirei essa experiência divertida e de suma importância a eles. Nem pensar! Tentei montar uma casinha de papel.
Bem, eles adoraram!
Fiquei tão feliz com os resultados que resolvi postar.
Por favor, compreendam que trata-se apenas de um trabalhinho bem simples e que foi feito aos poucos e por etapas. Ou seja, sem luxo e com pouquíssimos recursos. Ah! Mas foi bem legal.
Discussões foram realizadas acerca dos conteúdos:
- Casa ou moradia.
- Família.
- Preservação e conservação do ambiente em que vivemos.
Vamos lá então ao modo de fazer. Rsrsrs
Materiais:
- Folhas de papel cartão de qualquer cor.
- Folhas xerocopiadas com os desenhos da casa.
- Cola.
Primeiro preparei o papel cartão para facilitar o trabalho. Tenham todos preparados, é uma sugestão, pois não dá para fazer essa parte com alunos pequenos durante a aula. A questão é que toma muito tempo.
Cortei o papel cartão ao meio.
Dobrei-o e colei.
Medi no tamanho de folha A4 e recortei-o.
Risquei com lápis o corte, para encaixar uma parte na outra. Com alunos maiores, pode-se pedi-los que façam. Alunos muito pequenos como os meus, eu apenas mostrei a eles como fiz. Noção de medidas.
Ficou assim:
Não se preocupe ficou bem firme.
Agora, é hora da pintura.
Fica minha sugestão. Para alunos pequenos, 1 folha ou duas de pintura por dia, para eles não se cansarem. O trabalho não precisa ser todo feito no mesmo dia.
Pintei como demonstrativo.
Cortar ao meio.
Agora é só montar.
Construímos os familiares com uso de jornal. Alguns alunos utilizaram pequenos bonecos. Ficou muito legal.
É isso! Até a próxima!
Grande abraço,
Rosângela.