quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mensagem: "Novos hábitos para uma vida melhor."


  • Assuma atitudes em que sinta bem consigo mesmo.
  • Viva corretamente e não tenha medo de perder.
  • Conheça seus limites e respeite-os.
  • Não assuma um estilo de vida de correria e de competição.
  • Mantenha sempre mais de uma área de interesse em sua vida.
  • Enfrente com decisão as crises e desajustamento.
  • Mantenha uma vida simples.
  • Enfrente as adversidades procurando extrair delas ensinamentos de forma a transformá-las em vitórias no futuro.
  • Procure ver o lado positivo das coisas.
  • Aprenda a gostar de dizer coisas agradáveis.
  • Faça do momento presente um grande sucesso.



Mensagem: "Para um amigo..."

Na noite passada pensei em você...
Tanto pensei, que logo senti vontade de dar-lhe um presente, não só um, mas vários. Achei porém que tinha que ser alguma coisa que você gostasse ou que pudesse usar em todos os lugares.
Assim foi que no dia seguinte, levantei-me mais cedo e fui à cidade para encontrar tudo o que eu imaginei.
Comprei SOL, CHUVA, VENTO, RISO e apenas 50 gramas de LÁGRIMAS, não tinha mais. O balconista disse-me que estava tendo muita saída, pois os clientes compravam muito.
Comprei um pacote de RAZÃO para você misturar com SORRISO, comprei SINCERIDADE, para você usar sempre.
Lá na loja havia um vidro enorme de COMPREENSÃO, como a balconista disse... não estava tendo muita saída. Então resolvi comprar tudo.
Comprei também vidros de ROMANTISMO e GENTILEZA para você usar com pessoas queridas.
Sabe AMIGO, lá na loja havia um grande vidro de ORGULHO, mas não te comprei por que você não usa. Comprei pequenos pacotes de AMOR e PAZ, juntamente com ESPERANÇA, para você usar quando tudo parecer estar perdido.
AMIGO, lá na loja havia algo muito triste: vi muitas pessoas comprando SOLIDÃO, chegou mesmo a faltar, tal era a saída desse produto.
Comprei ainda outros pequenos pacotes contendo AMIZADE e COMPANHEIRISMO. Finalmente comprei um grande CORAÇÃO para que você possa guardar todos os teus presentes!
E...Depois de tudo isso que você ganhou...que você tenha uma ótima semana, e nunca se esqueça de usar aquele SORRISO que eu te mandei.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Olha só quem veio nos visitar!

Hoje foi um dia bem diferente em minha sala de aula. Eu e minha turminha do matutino, 1º ano, estudamos no 3º andar da escola e bem próximo de nossa janela temos uma bela árvore e sua copa é linda e frondosa. Podemos, ao encostar na janela, tocar nas folhinhas. É claro que, por questões de segurança, as crianças obedecem a regra de ficarem distantes da janela. Mas isso não nos impede de à distância vermos situações maravilhosas. Um aluno gritou:
- Tia! Olha! É um macaco!
Fiquei assustada com o que ele disse, mas  como ele tem apenas 6 anos e uma mente bem imaginária decidi constatar. 
Que alegria senti ao ver bem próximo de nossa janela uma lindíssima coruja, ou seja, não era um macaco. A turma ficou radiante com a surpresa e olha que estudamos em área urbana e não rural. Expliquei-lhes que se tratava de um animalzinho voador muito difícil de ver, quem dirá em uma janela de sala de aula. Nos deleitamos com os olhares da corujinha, que em nenhum momento quis fugir da gente. Tirei várias fotos e algumas estou postando aqui. A aula mudou de foco e acabei tendo que discutir junto as crianças sobre a fofíssima corujinha que veio nos deixar mais felizes.

Olha só!  Que soninho gostoso!


Olhinhos quase fechadinhos!


Epa! Não resistiu ao soninho!


Não se espante! 
A cabecinha está bem escondidinha! 
É por causa da claridade!


Que amor!


Ei! O soninho já está acabando!


Que legal! 
Ela nos descobriu olhando para ela! 
Bem que tentamos não acordá-la!


Que olhar! 
Dá vontade de levar para casa, mas como sabemos ela é um bichinho da natureza e precisa muito da liberdade para viver feliz!


Que linda!




Coruja

Alimentação: pequenos mamíferos (ratos e camundongos), gafanhotos, grilos, aranhas e outras aves.

Seus predadores: o gavião, o gato-do-mato e as cobras.

Características: 
  • Olhos bem grandes, rodeados por um disco de penas,tem visão binocular (como o ser humano), quase não enxergam de perto, mas em distâncias maiores, sua visão é muito boa, principalmente com pouca luz. 
  • Suas orelhas não são visíveis, mas sua capacidade de audição é bastante aguçada, melhor do que a das outras aves. 
  • São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. 
  • As espécies maiores vivem de 15 a 20 anos. 
  • Quando está em situações de perigo, sua cabeça gira até 180 graus e pode ser projetada para cima. 
  • A fêmea põe de 3 a 5 ovos no período de reprodução. Os ovos se quebram aproximadamente 33 dias e os filhotes começam a voar, em média, em 75 dias.
  • Sua plumagem é macia e densa. Geralmente possui cores escuras misturadas com branco e/ou amarelo. 
  • Há corujas totalmente brancas como a coruja polar (Pólo Norte).
  • O símbolo da deusa grega da sabedoria, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia.


Fontes: http://www.infoescola.com/aves/coruja/
http://pt.wikipedia.org/wiki/coruja



Por incrível que pareça, antes da corujinha aparecer dois aluninhos meu, o João e o Gustavo estavam recitando, na brincadeira, uma parlenda da corujinha que tem afixada na parede da sala de aula.
"Fui andando
no caminho 
encontrei uma coruja,
pisei no rabo dela
me chamou de cara suja."
Domínio público

Foi muita coincidência, pois eu levei a câmera fotográfica. Filmei os alunos brincando de recitar a parlenda e também a corujinha que nos visitou.
Simplesmente fantástico!


Espero que tenham gostado.
Abraços,
Rosângela.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Atividades do livro: Chapeuzinhos Coloridos - Parte 1

A literatura infantil sugerida neste dia é: Chapeuzinhos Coloridos.
Que livro fantástico! Além de criativo, ele é muito interessante. Meus alunos amaram. Pediram muitos BIS!
Então, mãos à obra!

Para começar a capinha é muito sugestiva. Já fala por si só do que se trata, mas não esclarece o conteúdo, e acaba incentivando a leitura do mesmo. É claro que muita coisa nele é surpreendente. Existem fatos que são muito curiosos. O livro envolve os alunos e também, por que não, muitos adultos. Ele aumenta a capacidade de imaginação. Vários alunos meus, depois que eu li nas leiturinhas compartilhadas, fizeram questão de ler para si mesmos e também para os coleguinhas. Fiquei muito feliz com o estímulo a leitura que o livro provocou nos meus pequeninos alunos do 1º ano. Não é um livro cansativo de ler. Pelo menos na minha opinião.


Conheça as explicações dos autores sobre as historinhas que o livro contém:


Há dois locais na internet que tem o livro na íntegra, os endereços são:

http://carmennyna.blogspot.com.br/2012/06/chapeuzinhos-coloridos.html?spref=bl

https://picasaweb.google.com/110820983206869182533


Agora, apresentarei as atividades que fiz. Não esqueça! Se copiar, dê os devidos créditos e se possível deixe um comentário. Vou adorar! Seu comentário me incentiva a postar mais materiais que tenho.


Fiz as tarefas no formato de sequencia didática. Eu gosto muito de trabalhar com sequências.














 Esse quadro é ótimo para as crianças completarem e compararem os diálogos entre as diferentes histórias que o livro possui. Foi ótimo trabalhar com ele!


O livrinho de receitas é um ótimo recurso didático para trabalhar com os aluninhos.






O livro Chapeuzinhos Coloridos também incentiva as artes. Vejam só as personagens criadas pelos alunos. Neste caso usei as fotos dos alunos do 3º ano  de outra escola em que trabalho.  Minha turma e da professora Rose fizeram Chapeuzinhos Cor de Abóbora e Lilás. O 1º ano também fez, mas postarei na parte 2 destas atividades. As personagens foram feitas com jornal, TNT e papel crepon.





Informações complementares:


Atenção!
Já postei o restante das atividades desse livro como combinei. 
A postagem tem esse mesmo título só que Parte 2
Espero que gostem!

Grande abraço,
Rosângela.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia das Crianças!

O Dia das Crianças é sempre uma época de muita alegria, por isso brincar é sempre uma boa estratégia. Como sempre, alguns professores sempre aproveitam a oportunidade para deixar algum ensinamento, mesmo nas brincadeiras.
Nesta semana, eu e minhas turminhas, além das tarefas diárias estamos nos dedicando ao brincar pedagógico. Cada dia há um brincar diferente. Cada jogo confeccionado era levado para casa para a criança brincar com a família.

Tarefas em execução:
  • Confecção de jogos com sucata.
  • Leituras de diversas historinhas.
  • Pintura de rosto.
Os jogos desenvolvem tantos aspectos relacionados ao raciocínio lógico, coordenação motora, socialização por exemplo que é bem difícil citar todo o aprendizado embutido neste recurso de ensino.

1 - Jogo de damas.












Cada aluno recebeu o seu Kit: 1 folha A4 com a cópia do jogo, o mesmo tamanho de papel cartão para tornar o tabuleiro do jogo mais resistente, 28 tampinhas de medicamentos devidamente limpos e esterilizados (14 de cada cor = 12 para o jogo e 2 para o caso de perda de peça). Em seguida com a orientação da professora cada um montou o seu jogo. Brincar! Nem precisa dizer.









2 - Tabuleiro para jogo de futebol.
Cada aluno recebeu o seu Kit para montar o seu próprio jogo: 1 folha A4 com a cópia de campo de futebol, tampinhas de medicamentos devidamente limpos e esterilizados, borracha EVA na cor verde para as laterais, papel cartão do tamanho da cópia do campo.


                             


                                             







Como algumas alunas queriam jogar futebol de brinquedo, foram criados mais tabuleiros.



3 - Bonecas de papel.
Cada aluna recebeu o seu Kit: 1 cópia do desenho abaixo, Papel cartão do tamanho da cópia. Cada aluna montou a sua boneca de papel e criou uma variedade de experiências de vida para elas. Foi muito divertido.









Como alguns alunos queriam fazer também bonecos de papel, foram providenciados materiais extras.



É claro que todo professor deve estar preparado para algumas eventualidades, por essa razão sempre tenho materiais além do necessário por saber das diferenças de opiniões existentes na sala de aula.




Quanto as lembrancinhas...
As escolhidas foram...

  • Recipientes com bolinhas de sabão. As crianças adoram. São práticos e divertidos.

  • Lápis com ponteira. É simples, mas bem útil.




Grande abraço caros visitantes!
Não esqueçam de comentar!