sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Natal!


Queridos visitantes que me acompanharam aqui no Blog durante todo este ano. 
Agradeço a vocês todo o carinho recebido, os recadinhos, as alegrias e também os desabafos. 
Que o Natal de vocês lhes traga muita alegria.
Que o Ano Novo seja repleto de grandes realizações, muita paz e saúde. 
Que o amor esteja sempre em seus corações e que jamais se cansem de distribuí-lo.
Sejam muito felizes e façam os que te rodeiam felizes também.
Com amor,
Rosângela.




Nota: Materiais sobre o Natal encontra-se na postagem titulada "Natal, Natal, Natal!" deste Blog. Segue o endereço abaixo:




Recadoseglitters.com

Fontes dos giffs aqui utilizados:







sábado, 23 de novembro de 2013

Com jogos também se alfabetiza.

Olá Pessoal!
A postagem de hoje tratará de jogos. Um especificamente. Considero-o bem legal e os meus pequeninos alunos das duas escolas adoraram.

Nome do jogo: Cozinhando para os amigos.



Endereço de onde encontrá-lo:



A professora Noemy da sala de informática de uma das escolas em que leciono me apresentou este jogo. 
O professor Charles da sala de informática de outra escola me ajudou a compreendê-lo. 
Trabalhamos juntos, pois as orientações do jogo estão em inglês e japonês.
Isso para ensinar primeiro o passo-a-passo em sala de aula e depois propiciar aos alunos o contato com o jogo.
Ai! Ai! Como me arrependo de não ter me dedicado ao estudo da língua inglesa. Mas nunca é tarde para estudar e retornarei aos estudos. Rsrsrs. 

Então, vamos lá!

Tema: Jogo eletrônico - Cozinhando para os amigos.

Classificação: Jogo de estratégias.

Turmas envolvidas: 1º e 2º anos.

Justificativa: 
Toda criança gosta de brincar. Existem jogos eletrônicos que trazem desequilíbrio afetivo-social e outros que buscam ampliar o conhecimento do indivíduo de forma sadia. Jogos que tratam de violência deveriam ser abolidos da sociedade. Por outro lado, os jogos que trazem crescimento para a criança devem ser bem aproveitados e com sabedoria. 
Muito importante é jamais esquecer que não se deve permanecer, por um tempo muito prolongado, na frente do computador. Criança precisa de movimento. Computador vicia. Isso é uma realidade. 
O jogo em questão trabalha a competitividade, estratégias para se alcançar o objetivo final, a coordenação motora, agilidade no uso do mouse e outros conceitos ligados atitudes na sociedade.
Explorar o fato de que ainda existem, em algumas crianças, atitudes machistas relacionadas a considerar que trata-se de um jogo para meninas e não de estratégias; que lugar de mulher é na cozinha; que homens não podem cozinhar; dentre outros.
A conscientização sobre a segurança ao se manusear equipamentos e objetos na cozinha e a idade aproximada para se cozinhar são algumas abordagens importantes neste trabalho. Infelizmente, muitos acidentes acontecem na cozinha.
Utilizar este jogo é uma forma de discutir todos esses assuntos de forma bem lúdica.
O trabalho com leitura e escrita precisa estar sempre em evidência.
Enfim, aprender brincando é o que realmente se espera com esse trabalho. As crianças nem sentirão o tempo passar e os objetivos com certeza serão alcançados por todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

Objetivos:
  • Despertar na criança o interesse por jogos eletrônicos pedagógicos.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a agilidade.
  • Desenvolver a coordenação motora e visual de forma lúdica.
  • Realizar atividades de leitura e escrita.
  • Produzir textos orais e escritos.
  • Vivenciar estratégias para se alcançar o objetivo de concluir a tarefa pedida no jogo.
  • Construir gráficos e tabelas com base nos resultados obtidos no jogo.
  • Compreender a necessidade de se ter uma alimentação saudável.
  • Conscientizar sobre a importância de não desperdiçar alimentos, aprendendo assim a economizar.
  • Desenvolver atitudes de valor, tais como: solidariedade, amor ao próximo, respeito, serviço, amizade, paciência, tolerância.
  • Propiciar a compreensão de que no lar todos devem ajudar de alguma forma.
  • Desenvolver atitudes de segurança no lar.



Contéudos:
  • Leitura e escrita.
  • Coleta e interpretação de dados.
  • Gráficos e tabelas.
  • Alimentação e desperdício.
  • Competitividade (saber ganhar e saber perder ).
  • Atitudes de valor.



Avaliação:
  • A avaliação se dará através da observação  e do desempenho dos alunos nas atividades propostas.

********************


Observação:
A pessoa que utilizará o jogo precisa conhecer e dominar a execução do mesmo. 
Ei! Não fique assustado é super fácil e divertido. Vou dar todas as dicas aqui. É só treinar!


********************

Conhecendo o jogo:
"Cozinhando para os amigos"

* O que controla o jogo é o mouse.

* Você reuniu os amigos em casa. Agora estão todos com fome e você precisa preparar o que cada um tem vontade de comer. Seja rápido para não desagradá-los.

























Atividades relacionadas ao jogo: 
"Cozinhando para os amigos"


1 -  Mostrar um pequeno cartaz com a entrada do jogo e propor alguns questionamentos:

* Do que trata este jogo?
* O que esta menininha está fazendo nesta cena?
* O que está escrito neste cartaz? Por que não conseguimos lê-lo?
* Que importância há em conhecer outras línguas?
* Para que servem estas setas?
* Que ambiente vemos atrás da menininha? Descreva-o.
* O que será que está na bandeja da menininha?
* Você já viu estes alimentos antes?
* Será que cozinhar é apenas um tarefa para meninas? Porque? 

2 - Apresentar o jogo em sala de aula para isso utilizar os cartazes explicativos.

3 - Hora de jogar - Sala de informática.

* Marcar pequeno tempo para as crianças se familiarizarem com o jogo.

* Marcar o início da competição. Ao sinal da professora os alunos deverão iniciar novamente o jogo e executar o objetivo de modo a adquirir uma boa pontuação.

* Ao sinal da professora todos deverão parar de jogar e a pontuação de cada um, seja a competição realizada individualmente ou em dupla, será computada para a realização de atividades em sala de aula.

4 - Atividades em sala de aula.









5 - Em matemática utilizar os dados coletados da pontuação no jogo e organizar tabelas e gráficos. Construir, junto aos alunos, situações problemas envolvendo esse material. 
As crianças ficaram muito curiosas sobre suas pontuações. Especifiquei acerca do respeito que deve ser dado pelo desenvolvimento de cada um no jogo.

6 - Realizar discussões sobre as temáticas citadas na justificativa e objetivos.
Como disse, alguns alunos (Meninos, é claro!) consideram que apenas a mulher deve cozinhar e que alguns familiares não permitem eles que colaborem no lar de alguma forma. Que lástima!
Mas as discussões tiveram excelente aproveitamento.

7 - Realizar pesquisas sobre:
* Hábitos alimentares no Brasil e em alguns países.
* Alimentos citados na cozinha do jogo e que não são conhecidos pelas crianças. Aliás, nem por mim. Rsrsrs


  • Dumplings - Bolinhos


  • Dim Sun




É isso! Espero que os que tenham gostado e que utilizarem esse material tenham sucesso no desenvolvimento deste trabalho. 
Até a próxima!
Não esqueça! Se copiar dê os devidos créditos.
Se possível, deixe seu comentário.


Grande abraço,
Rosângela














segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Itaú criança. Incentivo a leitura.

O Banco Itaú está fazendo inscrições para quem deseja receber coleções de livrinhos infantis em casa. 
É gratuito. 
Entrem lá e se inscrevam. 
Vocês não vão perder a oportunidade de participar desse projeto e ler para uma criança, não é? 
Eu já estou participando e garanto que o material é de excelente qualidade.


O endereço é:





Grande abraço,
Rosângela.

Sorteio no Blog BoniFrati! Eba!

Outubro é o mês de aniversário do Blog BoniFrati.
Vai ter sorteio de canecas personalizadas. 
Vejam só que lindas!

O endereço é:

Eu já estou participando! Só falta você!
Participe! O Blog é uma gracinha! Fofo mesmo!

A vencedora do sorteio se encontra no endereço abaixo:
http://bonifrati.blogspot.com.br/2013/10/resultado-sorteiro-bonicaneca.html

Grande abraço,
Rosângela.

domingo, 6 de outubro de 2013

Dia das Crianças - 12 de outubro

Eta! Data bacana! Há tanta coisa para fazer, pouco tempo, cansativo, mas é tão legal e divertido. 
Bem, para lembrancinha fiz ponteiras de lápis para a galerinha. O tema foi corujinha. Amo os animais e mostro isso para meus pequeninos.











Estou deixando o  molde que usei para quem se interessar. Usei o material que tinha em casa. EVA's coloridos e estampados, colas de silicone, pistola para aquecer a cola de silicone, olhos móveis e lápis de escrever de boa qualidade.


No dia-a-dia desta semana, além de trabalhar os conteúdos curriculares, estarei fazendo trabalhos artísticos simples com os meus alunos. Veja abaixo um pouco do que farei:

1 - Carrinho de Fórmula 1 - Feito de jornal.




2 - Montagem de personagens de Sítio do Pica-pau Amarelo após contação de história e vídeo sobre o tema.









3 - Jogo de Damas com tampinhas de garrafa Pet.

4 - Confecção de fantasminhas de sucata. Atividade baseadas em na história Bruxa, bruxa, venha à minha festa.

5 - Peteca de rolinho de papel higiênico e papeis coloridos, talvez eu opte por jornais. É apenas uma dica.



6 - Brinquedos de papel.
Na verdade são lojas e casas para montar, tudo de papel. O material é disponibilizado gratuitamente no site:


Os trabalhos com esse material ficam perfeitos e são muito divertidos. Até eu já montei um, foi a cozinha da imagem abaixo. Depois fiz um sorteio na sala de aula. Foi muito legal. As crianças brincaram a valer. Levarei modelos variados para as crianças escolherem a que mais gostarem.


7 - Bonecos de jornal.

É super fácil de fazer. Aqui no Blog tem no marcador literatura "Chapeuzinhos Coloridos".



Nas escolas em que trabalho haverão um dia para pula-pula entre outras diversões e passeio pedagógico ao cinema. Vai ser bem legal!