É sempre um dilema.
Uns dizem que é a secretaria que deve preparar os boletins, outros que é a pedagoga, e tem também os que acham que é o professor que deve se comprometer com mais esse trabalho.
Bem, eu prefiro ficar fora de discussões.
Mesmo acreditando ser trabalho da secretaria.
Independente de qualquer coisa é do meu interesse realizar essa parte.
Faço por que gosto e por que quero.
Nada obrigatório.
Tento fazer personalizado.
É super simples e fica legal, ou seja, os pais ficam admirados e se interessam em vê-lo, com olhar mais apurado.
Estou deixando um modelinho aqui. Uma de minhas pedagogas, Tânia, disse que seria legal postar.
Antes de preparar o boletim, eu tiro fotos de todos os meus alunos e alunas. Bem de pertinho.
Coloco as fotos na capa do boletim.
O boletim abaixo utilizo nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental.
É claro que a imagem é fictícia, afinal, não posso utilizar as fotos das crianças aqui.
Direitos autorais!!!!!! Ai! Ai!
Materiais:
* Cartolinas dupla face. De uma cartolina corta-se 4 boletins.
* Cópias contendo as fotos das crianças, seus respectivos nomes e a frase "Como estou na escola?".
* Durex colorido.
* Cola e tesoura.
A parte abaixo é uma forma simplificada para os pais entenderem, mais facilmente, como seu filho está na escola e o que eu costumo cobrar deles.
Geralmente, é feito relatório, mas eles, em sua maioria, não leem.
Já com a legenda, facilitou muito a compreensão, a respeito do que espero que as crianças alcancem nas aulas do dia-a-dia.
Sem contar que na reunião de pais, muitos querem falar com a professora ao mesmo tempo. Com esse modelo diminuiu o assédio (Kkkk) e os resultados esperados foram alcançados.
Os que necessitam falar particularmente comigo têm duas alternativas: Ou aguardam um pouco, ou marcam comigo o comparecimento no dia de atendimento estipulado por mim, em um horário de planejamento. Deixo um PL semanal para o caso de algum responsável desejar falar comigo. Afinal, não atendo ninguém na porta da sala de aula e sem horário marcado. Além de ser muito importante haver testemunhas para conversas com familiares. Há muitos familiares bacanas, mas há muitos outros que não conhecem a palavra respeito.
Graças a Deus estou abençoada com familiares super bacanas esse ano.
Já para o primeiro ano, faço a mesma capa. Utilizando as fotos deles.
O que diferencia é a parte interna, que contém 3 partes. Em cada parte colo informações de como a criança foi no trimestre.
Optei pela forma de perguntas com respostas objetivas. Todos os pais compreenderam. Como disse, o formato de relatório não estimula os pais a lerem. E aí, ao invés de ler, eles perguntam tudo que já está escrito. Aff!
Precisamos criar estratégias para que todos entendam, afinal, ainda existem muitos pais sem estudos e, às vezes, não compreendem o que o professor quer dizer.
Mais uma razão para que a linguagem seja super clara.
Funcionou muito.
É bom lembrar que na maioria das escolas, os alunos do 1º ano não fazem provas e esse formato de "boletim" facilita muito a comunicação entre a professora e familiares.
Bem, é isso! Espero ter ajudado.
Grande abraço,
Rosângela.