Amo belas poesias!
Um dos trabalhos realizados esse mês, em minhas turminhas de 1º ano, foi justamente uma poesia.
Ai, ai! Nem sei por que! Rsrsrs
Por essa razão decidi postá-la, para que vocês, queridos visitantes, possam vê-lo e mandar um recadinho dizendo o que achou ou acrescentando algo a este trabalho. Estou aberta a sugestões. Rsrsrsrs
Começarei expondo o motivo da escolha.
Meus queridos pequeninos adoram que leio para eles.
Levei leiturinhas, diferentes do tradicional, envolvendo bichinhos e logo aumentou o interesse.
E o que uma professora deve fazer diante disso?
Aproveitar a oportunidade é claro!
Tudo para aumentar a aprendizagem deles.
Levei leiturinhas, diferentes do tradicional, envolvendo bichinhos e logo aumentou o interesse.
E o que uma professora deve fazer diante disso?
Aproveitar a oportunidade é claro!
Tudo para aumentar a aprendizagem deles.
Amei! Foi muito legal!
A poesia escolhida é do livro "Um jeito bom de brincar" do autor Elias José.
Expliquei quem é Elias José e que se tratava de um livro cheio de poesias criadas por ele.
Não deixei de falar também nas ilustradoras do livro. Maravilhosas!
Eles realizaram um trabalho espetacular.
A poesia selecionada foi "Sapo enfeitiçado".
Geralmente apresento, no início dos estudos, a poesia ou outro texto para eles, mas como não se tratava de uma leitura compartilhada, a estratégia foi diferente:
1 - As crianças tentaram fazer a adivinhação do nome da poesia, é claro que dei algumas dicas tipo: o nome do bichinho principal da poesia tem quatro letras e o outro que participa da mesma tem nove letras; tipo de alimentação deles, onde vivem etc.
Parte concluída. Eles leram o nome da poesia para mim. Eu não li nada. O objetivo era esse. Eles até que tentaram me persuadir a contar logo a poesia. Mas isso atrapalharia alcançar meus objetivos como já disse.
2 - Separação dos grupos. Dois grupos, cada um com a metade da poesia, para ser montada por eles próprios. Aí sim foram ao delírio, para ver quem acabava primeiro. Nem falei nada. Espírito de competição é demais, mas tudo bem!
Usei folhas A4 com as palavras e o cartaz, papel cenário branco.
Antes de começar, as crianças fizeram reconhecimento das palavras que entreguei. Todos do grupo precisavam conhecer cada palavrinha para agilizar os trabalhos.
3 - Hora da montagem da poesia.
Eu ditava versos da poesia, para o líder de cada grupo, previamente selecionado.
Ele, por sua vez, levava a mensagem para o grupo trabalhar.
Eles procuravam, me mostravam se estava correto e colavam no cartaz. Em seguida, corriam para pegar a próxima parte da poesia. Eu falava em versos para eles.
No final eles leram a poesia toda para mim.
Depois relemos o texto várias vezes para melhor compreensão.
4 - Estudo da poesia.
Algumas das aprendizagens foram:
Título:
- Número de letras e palavras.
- Sílaba inicial e final de cada palavra. Pesquisa de outras palavras iniciadas da mesma forma.
Texto:
- Número de palavras.
- Paragrafação.
- Espaços em branco entre as palavras.
- Número de versos.
- Primeira e última palavra da poesia. Pesquisa de outras palavras iniciadas com a primeira sílaba da última palavra da poesia. Confuso? Não. As crianças já estão acostumadas com este tipo de tarefa.
- Compreensão textual.
- Gênero textual: poesia.
Animais (sapo e borboleta):
- Moradia;
- Alimentação;
- Defesa;
- Reprodução;
- Metamorfose.
O objetivo era fazer um mural com as borboletas, mas como podem ver não deu certo, pois eles queriam levá-las para brincar em casa, com a família. Não resisti àqueles rostinhos lindos. Os objetivos principais tinham sido alcançados, ou seja, fiz aneizinhos para eles colocarem nos dedinhos e levarem para casa. Saíram sorrindo com suas borboletas. Estavam felizes. Isso é o mais importante. Sair da escola com alegria, para no próximo dia de aula, retornar da mesma forma.
Vídeos utilizados:
Cocoricó - a metamorfose da borboleta
Como nascem os sapos
Metamorfose de uma borboleta
Produção de texto:
Invente outro final para a poesia de Elias José.
Será que o sapo, que estava com fome, comeu a borboleta?
As crianças montaram a capinha.
Vejam como ficaram algumas respostas dos meus pequeninos:
Finais tristes e felizes para a poesia.
As crianças foram bem criativas.
Postei apenas alguns trabalhos delas para a postagem não ficar grande demais.
Para fazer as borboletas foram necessários:
Recadinho incentivador para a turminha:
Bem, é isso! Espero que tenham gostado. Se possível, deixem um comentário. Vou adorar!
Grande abraço,
Rosângela.
fonte: http://guiaavare.com/noticia/5572/flores-e-borboletas