Esta postagem é uma sequência de algumas das matérias que li sobre a mente humana. Tudo para entender a dificuldade que alguns alunos possuem para aprender a ler e escrever. Como já disse em outra postagem, alfabetizar alunos que aprendem facilmente não é o problema, mas aqueles que apresentam dificuldades. Não quero, com isso, trazer uma solução conclusiva para o fato, mas apresentar uma nova perspectiva relacionada as pesquisas referentes ao uso da mente. Infelizmente em cursos de formação para professores não estudamos sobre isso. O que é uma grande pena. Fiquei bem esclarecida e esse material ajudou-me a planejar minhas aulas de modo a contemplar mais esses alunos. Alguns alunos sentem tanta necessidade de aprender a ler, mas faça o que fizer não conseguem. Então vamos lá? Compartilharei um pouquinho das minhas descobertas.
Essas páginas em azul são uma pequena compilação.
Muito bom este pequeno vídeo!
Uma pequena ideia acerca de uma bainha de Mielina estruturada e uma danificada. A condução dos impulsos nervosos se direcionam mais rapidamente na primeira cena.
Sugiro a leitura dos arquivos em PDF nos endereços abaixo. São ótimos!
- Aprendizagem infantil - Uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva.
- Origem e desenvolvimento da Mielina no sistema nervoso central.
Mais um pouquinho de pesquisas:
Sugiro também a série de reportagens do Jornal da Globo. Apresenta informações muito úteis feitas pela Neurociência para atletas e estudantes. Como trabalhar melhor a mente humana. São 5 episódios e estão todos no you tube.
Não apresentei aqui todas as pesquisas que fiz, mas uma pequena parte que considerei importante. Espero que tenham gostado!
Grande abraço e bons estudos,
Rosângela.
-->
Parabéns, o assunto me chamou atenção e com certeza irá favorecer em meu trabalho, Professora de Seringueiras Rondônia
ResponderExcluirFabiana
Olá Fabiana!
ExcluirAgradeço seu carinho e sua visita aqui no Blog.
Sempre movimentei minha curiosidade no fato de termos que lidar com crianças que apresentam dificuldades para aprender. Existem muitos cursos de formação que tratam, em sua maioria, da alfabetização. Sabemos que crianças sem dificuldades aprendem rápido demais, o desafio está em trabalharmos diferenciado com aqueles que não aprendem da mesma forma. Isso envolve, muitas vezes, até mudança nos métodos de alfabetização. Não adianta abordar um único método. Queria que os cursos de formação ajudassem nesse sentido, o que claramente acho que jamais veremos. O foco desses cursos é outro e eles (organizadores dessas formações)não entenderam ainda o que é que a alfabetização realmente precisa. É muito triste! Por isso, tentei dar, com esta postagem, minha contribuição, ainda que pequena, e um pouco de luz para os verdadeiros alfabetizadores que estão lá, todos os dias, dentro de uma sala de aula praticamente sozinhos, com turmas cheias de alunos, com diversos problemas para tentar resolver.
Grande e sincero abraço,
Rosângela.